artes marciais coreanas

apostila de teaekwondo

APOSTILA DE TKD



Objetivos.

Esta apostila tem como objetivos dar ao praticante, iniciante ou não, condições de tirar duvidas e estudar mais detalhadamente os ensinamentos ministrados em aula. Expor aos colegas os conhecimentos do compilador destas informações (O autor), para que estes possam de alguma maneira participar de uma próxima edição revisada e ampliada.  Difundir os conhecimentos sobre esta luta milenar que já foi comparada a uma dança tal sua leveza de movimentos. Enfim que você tire daqui o conhecimento para que possa iniciar sua jornada.
  
TAE  KWON  DO -  MOO  DUK  KWAN

ORIGENS HISTÓRICAS

Nos tempos primitivos, não importa onde vivessem, os homens tinham que desenvolver técnicas pessoais de luta para que obtivessem o seu alimento e para se defenderem contra os inimigos, inclusive animais selvagens.
Tinha também que inventar armas, de forma a tornar mais efetiva a sua defesa e facilitar a sua subsistência. Mesmo após a invenção das armas, contudo, o homem nunca deixou de promover o desenvolvimento de seus corpos e mentes, através da prática de diversas modalidades esportivas ou marciais (de guerra), especialmente na forma de ritos religiosos.
A primitiva raça coreana que se estabeleceu em diversos estados tribais, naquele país, após a era neolítica, praticava muitos desses ritos. Em YONGKO, no estado de PUYO, em TONGMAENG, em KOGURYO, em MUCHON, YE e NAHAN e em KABI, na dinastia de SYLLA, encontramos alguns exemplos marcantes dessas “atividades esportivas” que os antigos coreanos praticavam junto com os seus ritos religiosos.
Tais atividades evoluíram, eventualmente, para exercícios destinados a melhorar a saúde e a aprimorar as habilidades marciais.
A longa experiência dos povos primitivos na defesa pessoal contra o ataque de animais, bem como as suas imitações ofensivas e defensivas assumidas pelos mesmos, levaram os ditos povos a desenvolver formas mais eficientes de utilizarem as mãos e os pés na luta, criando assim uma forma primitiva de Tae Kwon Do, chamada “TAE KION” (Chuta pulando).
A origem do Tae Kwon Do pode ser traçada desde a dinastia de KOGURYO, fundada em 27 a.C.. Pinturas e murais encontrados nas ruínas de túmulos reais daquela dinastia, mostram cenas da prática do Tae Kwon Do. MUYONG-CHONG e KAKCHU-CHONG são os nomes de duas destas tumbas, descobertas por um grupo de arqueólogos japoneses em 1935. Estão localizadas em TUNGKU, no condado de CHIAN, província de TUNG-HWA, na MANCHURIA, local onde KOGURYO tinha a sua capital, na província de HWAN-DO.
No teto da tumba MUYONG-CHONG existe uma pintura que representa dois homens se defrontando em posições de Tae Kwon Do enquanto que na tumba KAKCHU-CHONG vê-se dois homens lutando. Referindo-se a esta pintura, o historiador japonês, Tatashi Saito, no seu livro, “Estudo da cultura da Coréia antiga”, diz o seguinte: “A pintura nos mostra que, ou a pessoa ali enterrada praticava o Tae Kwon Do em vida ou que o povo da época o praticava, ao lado de danças e cantos, com o propósito de consolar as almas dos mortos.”
A época da construção das duas tumbas, foi no período que vai de 3 d.C. à 427 d.C., durante o qual a província de HWAN-DO permaneceu como capital de KOGURYO. Pode-se deduzir que o povo de KOGURYO praticava Tae Kwon Do naquele período.
A sua prática continuou durante a dinastia de SYLLA. SYLLA é o nome de um reino fundado na parte sudeste da Coréia, cerca de 20 anos antes de KOGURYO, no norte.
Em KYONG-JIU, antiga capital de SYLLA, duas imagens de origem budista estão esculpidas na Torre Gigante de KEUMGANG, em SOKKURAM, no templo de BULKUK-SA e representam dois gigantes que se olham em posições de Tae Kwon Do.
SYLLA se tornou famosa pelos seus HWARANG-DO, uma classe de cavaleiros que treinavam seus corpos e mentes devotando-se as artes marciais e aos estudos. O HWARANG-DO (a sociedade ou casta dos HWARANG), suas idéias e filosofias de vida, foram como uma mola mestra na luta de SYLLA para unificar o país, dominando os reinos rivais de KOGURYO e PAEKCHE.
Encontramos, também, diversas observações no SAMGUK-YUSA e no SAMGUK-SAGI (os dois mais antigos documentos escritos da história da Coréia), os quais indicam que os HWARANG praticavam uma forma primitiva de Tae Kwon Do como parte de seu treinamento básico.
Algumas pessoas acreditam que o Tae Kwon Do coreano tenha se originado do KUNG FU, a arte chinesa de defesa pessoal. Conforme manuscritos chineses, acredita-se que tal arte tenha tido origem, como uma espécie de exercício físico, quando o Santo Budista TALMA (ou DHARMA, DARUMA ou BODDHIDHARMA) o ensinou aos monges de SIL LUM, ou SHAOLIM, templo budista do condado de TUNG PUNG na província de HO-RAN, na China.

ARTE MARCIAL COREANA E ESPORTE OLÍMPICO

O Tae Kwon Do é a denominação da tradicional arte marcial que se originou na Coréia na região de MANDJO, cerca de 37 a.C., e se desenvolveu de forma independente. Caracterizando-se como forma de defesa pessoal que utiliza as mãos e os pés.
Todas as técnicas são defensivas, uma vez que, em suas origens, foi desenvolvida como forma de defesa contra ataque de inimigos. Desde a antiguidade, o homem sentia falta de força física e agilidade, e o seu corpo se encurvava com a idade. O Tae Kwon Do servia para melhorar a sua saúde, equilíbrio físico e postura.
Acreditamos que os praticantes de Tae Kwon Do, são seguros de si, não só pela parte física, como pela disciplina mental, que desenvolveram através de técnicas apuradas de defesa pessoal, com o uso da totalidade do seu corpo. Para um praticante, todo o seu corpo é uma arma, e ele pode facilmente enfrentar e vencer um agressor, usando os pés, mãos, punhos, cotovelos e joelhos, ou qualquer outra parte do corpo.
Talvez o mais importante do Tae Kwon Do, como arte marcial, é que não se trata apenas de uma modalidade de defesa pessoal superior, mas o fato de transmitir aos seus praticantes um marcado bom senso. A auto confiança torna as pessoas generosas em suas atitudes para com os mais fracos.  Podendo enfrentar, em igualdade de condições, qualquer oponente. O seu código proíbe ataque desleais ou uso desnecessário da força. A prática do Tae Kwon Do dá ao aluno uma atitude mental de modéstia. Fundamentalmente, as virtudes da modéstia e da generosidade são baseadas na auto confiança.
É óbvio que corpos sãos tornam os homens ativos e poderosos. A auto confiança física e mental é benéfica à vida espiritual dos indivíduos e, por extensão, de suas famílias, de seus vizinhos e de sua nação.

O Tae Kwon Do se compõe de 3 partes:

-          Sequências (POOM-SE) – Compreende várias posições, cada uma independente, mas que se fundem harmoniosamente.

-          Luta (KYORIGUI) – O Tae Kwon Do tem dois estilos de luta. Uma é a de estilo livre, na qual pode-se usar livremente as técnicas adquiridas, em ataque ou defesa. E, a outra é a luta pré combinada  (competição), na qual segue-se uma sequência pré estabelecida, para prática ou demonstração. A sequência da luta pré combinada deve ser completamente dominada para que o aluno possa participar de uma luta livre.

-          Quebramento (KYUKPA) – Com efeito é impossível exercer o poder que se desenvolve sobre outra pessoa, exceto sob o risco de causar injúrias sérias ou morte. Assim, procurou-se outra forma de testar tão formidável poder contra objetos inanimados, como tábuas, telhas e tijolos. Devemos compreender que qualquer um pode, com o devido treino, realizar tais feitos, uma vez que todos podem desenvolver e controlar as técnicas do Tae Kwon Do.
  
ESPIRITO DO TAEKWONDO
  1. CORTESIA
  2. INTEGRIDADE, LEALDADE E FIDELIDADE
  3. PERSEVERANÇA
  4. AUTOCONFIANÇA E DOMÍNIO SOBRE SI MESMO
  5. ESPÍRITO INDOMÁVEL

JURAMENTO DO TAEKWONDO
      EU PROMETO:
  1. OBSERCAR AS REGRAS DO TAEKWONDO
  2. RESPEITAR O INSTRUTOR E MEUS SUPERIORES
  3. NUNCA FAZER MAU USO DO TAEKWONDO
  4. CONSTRUIR UM MUNDO MAIS PACÍFICO
  5. SER CAMPEÃO DA LIBERDADE E DA JUSTIÇA

JURAMENTO DE COMPETIÇÃO
        JURO:
  1. COMPETIR COM LEALDADE
  2. RESPEITAR MEUS ADVERSÁRIOS
  3. RESPEITAR OS REGULAMENTOS DA COMPETIÇÃO
  4. RESPEITAR JUIZES E MEUS SUPERIORES

JURAMENTO DE FAIXA PRETA
        JURO:
  1. MANTER SEMPRE O ESPIRITO DO TAEKWONDO, NÃO PARANDO DE TREINAR ATÉ O FIM DE MINHA EXISTÊNCIA;
  2. CUMPRIR O REGULAMENTO DO TAEKWONDO, PROCURANDO JAMAIS ERRAR PORQUE SOU FAIXA PRETA DE TAEKWONDO;
  3. RESPEITAR E OBEDESCER POR TODA MINHA EXISTÊNCIA A PESSOA E OS ENSINAMENTOS DO MEU MESTRE;
  4. RESPEITAR E OBEDECER SEMPRE OS MAIS GRADUADOS QUE EU, E TRATAR COM CARINHO OS MENOS GRADUADOS;
  5. E COMPREENDER, QUE  SE NÃO CUMPRIR, PRONTO A RECEBER AS PENALIDADES EXISTENTES
CURSO DE TAEKWODO

Kuryong
Comandos


Tchariôt
Sentido
Shijak
Começar
Shiô
Descançar
Bal Bacugui
Trocar a perna
Irossôt
Levantar
Ti gá
Correr
Tiro torá
virar meia volta
Kiunhé
Cumprimentar
Guman
Parar
Gálio
Separar
Retchio
debandar, abrir
murup curô
Ajoelhar
Jumbi
Preparar
Barô
voltar - parar – correto
Kesok
Continuar
Kihap
Grito

Insa
Cumprimento


À bandeira
Tchariôt, Kuki é Deraio Kiunhé, Barô.
Ao grão-Mestre
Tchariôt, Kwanjan Nim Que Kiunhé.
Ao mestre
Tchariôt, Sabunim Que Kiunhé.
Ao instrutor
Tchariôt, Kyosa Nim Que Kiunhé.
Ao assistente
Tchariôt, Jokyo Nim Que Kiunhé.
Ao superior
Tchariôt, Kiunhé (comando simples)
Kwan Jan Nim
Faixa Preta 7º à 9º Dan
Sa Bunim
Faixa Preta 4º à 6º Dan
Kyosa Nim
Faixa Preta 1º à 3º Dan
Jo Kyo Nim
Faixa vermelha e ponta preta


Partes do Corpo


Son
Mão
Son Mok
Pulso
Pal
Braço
Palmok
região do pulso
Bacat palmok
face medial do antebraço
An Palmok
face lateral do antebraço
Bal
Duikumtchi
Calcanhar
Dari
Perna
Murup
Joelho
Jongani
Canela
Tandion
centro energético do corpo


Expressões


NE
Sim
Anyo
Não
o so
por favor
ko map sum ni da
Obrigado
tae dan hi komap sumnida
muito obrigado
an nyong ha shim ni ka
bom dia
an nyong hi chu mu se yo
boa noite
chon maneyo
tudo bem
an nyong hi ka se yo
Tchau
to poep ke ssumnida
Até mais
Ho Shin Sool
defesa pessoal
Chok Sool
Chutes
Nack Bub/Napop
Quedas
Ki Hap Sool
quebramentos - técnicas que envolvem o Ki
Do Bok
Uniforme
Dojan
local do treino - local de iluminação
Byung Sool
Armas
Taekwondo
O caminho dos pés e das mãos
Tae
Kwon
Mão
Do
Caminho

Bang Hyang
Direções


Orun
lado direito
Olgul
Rosto
Iop
Lado
Bacat
Fora
Dolio
virando para a lateral
U
Direito
Uen
lado esquerdo
Montong
Tronco
Dui
Atrás
An
Dentro
Ap
Frente
Arê
Baixo
pitrô
doiagonal p/fora, torto
jua
Esquerdo

Kibon Dong Jak
Movimentos


Dirigui
Soco
Tchigui
Bater
Rulki
Arranhar
Tchikiki
Enfiar
Maqui
Defesa
Tchirigui
Perfurar
Rurigui
Arrancar
Pegui
Retirar
Tchagui
Chute
Oligui
Levantar
Milgui
Empurrar
Pyogui
Abrir

CONTAGEM DO TAEKWONDO
ALGARISMO
PRONUNCIA
CARDINAIS
1
IL
HANA
2
I
DULL
3
SAM
SEHT
4
SA
NET
5
O
DASOT
6
IUK
IOSOT
7
CHILL
ILIGOP
8
PAL
YODOLL
9
KU
AHOP
10
SIB
YOLL
20
I-SIB
SU-MULL
30
SAM-SIB
SO-RUN
40
AS-SIB
MA-RRUN
50
O-SIB
SHI-RRUN
100
BEG
BEG

SOGUI - KUBI
POSIÇOES DE BASES


MOA  SOGUI
Pés colocados de frente
TCHARIOT  SOGUI
 Pés colocados de frente na posição de TCHARIOT.
NARANI  SOGUI
Base em pés de frente e paralelos, com postura ereta.
PYON HI SOGUI
Calcanhares juntos e a parte da frente dos dois pés separados como um V
TCHU TCHUM SOGUI
Base lateral como se tivesse montado num cavalo
MO TCHU TCHUM
Base tipo BOM SOGUI, mas com os pés fixos no chão.
AP SOGUI
Base como se estivesse caminhando (passos)
AP KUBI
Base frontal com a perna da frente flexionada  + 90º e o pé de frente, e a perna de traz estendida com o pé 25º para a lateral.
THI KUBI
Perna de traz é o apoio e fica flexionada na lateral o pé voltado para a lateral, perna da frente semi-flexionada e  frontal com o pé frontal.
BOM SOGUI
Pé fixo com perna agachada e o outro pé mais a frente somente com a parte da frente no chão e com a perna flexionada.
KOA SOGUI
Pé fixo com perna agachada e o outro pé por trás dele com o calcanhar levantado.
RAK DARI SOGUI
Pé fixo com a perna estendida e a outra levantada e flexionada aproximadamente na altura do joelho.
OGUM SOGUI
Um pé fixo com a perna bem agaxada e o outro pé colocado e atrás do joelho.

O  TREINAMENTO  DO  TAE  KWON  DO


1.      Exercícios físicos auxiliares

Exercícios físicos servirão para o aquecimento e para educar os músculos.

2.      Kitcho Don Tcha – Golpes de mãos e pés (básicos)

Deslocamento em bases firmes nas diversas formas de ataque e defesa contra um suposto adversário.

-          Son Ki Sul – Técnicas básicas das mãos
-          Bal Ki Sul – Técnicas básicas dos pés
SON KI SUL (SOGÜE)

1.      Técnicas básicas das mãos

1.1.          NARANI SOGÜE MONTHOOM TCHIRIGUI – Soco na posição paralela
1.2.          TCHU TCHUM SO MONTHOOM TCHIRIGUI – Soco na posição de montado à cavalo
1.3.          AP KUBI ARE MAKI – Defesa baixa com o antebraço externo na base Ap Kubi
1.4.          AP KUBI MONTHOOM BANDAE TCHIRIGUI – Soco na região média do corpo na base Ap Kubi
1.5.          AP KUBI NA PALMOK MONTHOOM PAKKAT MAKI – Defesa média com o antebraço interno na base Ap Kubi
1.6.          AP KUBI MONTHOOM MAKI – Defesa média com o antebraço externo na base Ap Kubi
1.7.          AP KUBI OLGUL MAKI – Defesa alta com o antebraço externo na base Ap Kubi

1.8.          THIKUBI MONTHOOM YOP MAKI – Defesa média com o antebraço interno na base Thikubi
1.9.          THIKUBI PAKKAT PALMOK MONTHOOM MAKI – Defesa média com o antebraço externo na base Thikubi
1.10.      THIKUBI AN PALMOK KODRO MONTHOOM MAKI – Dupla defesa no meio dos punhos fechados na base Thikubi
1.11.      THIKUBI HAM SONNAL MONTHOOM YOP MAKI – Defesa média com cutelada na base Thikubi
1.12.      THIKUBI SONNAL MONTHOOM MAKI – Dupla defesa com cutelada na base Thikubi
1.13.      THIKUBI SONNAL MONTHOOM PAKKAT TCHIGUI – Ataque lateral por cutelada na base Thikubi
1.14.      AP KUBI SONNAL MOK TCHIGUI – Ataque por cutelada no pescoço na base Ap Kubi
1.15.      AP KUBI PION SON CUT SEO TCHIRIGUI – Ataque no meio com ponta dos dedos na base Ap Kubi
1.16.      AP KUBI PALMOK OKKORO ARE MAKI – Defesa em baixo com o punho cruzado na base Ap Kubi
1.17.      AP KUBI SONNAL OLGUL OKKORO MAKI – Defesa em cima com cutelada cruzada na base Ap Kubi
1.18.      AP KUBI PALKUP PYO JOK TCHIGUI – Ataque no meio com cotovelo na base Ap Kubi
1.19.      AP KUBI PALKUP OLLIO TCHIGUI – Ataque em cima com cotovelo na base Ap Kubi
1.20.      TCHU TCHUM SOGUÊ MONTHOOM YOP TCHIRIGUI – Soco lateral na posição de montado à cavalo
1.21.      THIKUBI MONTHOOM PARO TCHIRIGUI – Sonal seguido de soco no meio com a mão oposta à perna da frente na base Thikubi
1.22.      AP KUBI MONTHOOM PARO TCHIRIGUI – Soco no meio com a mão oposta à perna da frente na base Ap Kubi


BAL KI SUL (CHONGUÊ)

2.      Técnicas básicas dos pés

2.1.          AP PODO OLLIGUI – Exercício de elevação frontal da perna
2.2.          AP TCHAGUI – Pontapé frontal. Depois de bater, o pé deve voltar para o ponto de partida
2.3.          YOP PODO OLLIGUI – Exercício de elevação lateral da perna
2.4.          YOP TCHAGUI – Pontapé lateral com a faca do pé
2.5.          TOLHO TCHAGUI – Pontapé semi circular com o peito ou a ponta do pé
2.6.          AN TCHAGUI – Pontapé circular de fora para dentro com a palma do pé
2.7.          PAKKAT TCHAGUI – Pontapé circular de fora para dentro com o peito do pé
2.8.          TE TCHAGUI – Chute de costa (para trás) com a ponta do pé ou calcanhar
2.9.          PANDAL TCHAGUI – Chute desferido com o peito do pé entre Ap Tchagui e Tolho Tchagui
2.10.      BI TRÔ TCHAGUI – Pontapé lateral circular com a frente do pé
2.11.      NERIO TCHAGUI – Chute de cima para baixo com o calcanhar
2.12.      PÔ DÔ TCHAGUI – Chute empurrado com a planta do pé
2.13.      MIRÔ TCHAGUI – Chute empurrado com a parte frontal do pé
2.14.      NACÔ TCHAGUI – Chute desferido com o calcanhar com o efeito de iscar um peixe (oposto do Tolho Tchagui)
2.15.      MONDOLHO TCHAGUI – Virar 360º chute circular com o calcanhar e a perna totalmente esticada, voltando ao ponto de partida
2.16.      PAN – Desferir o chute e a perna cai à frente
2.17.      OM – Desferir o chute com a perna da frente e voltando para trás
2.18.      MONDOLHO FRIO TCHAGUI – Virar 360º chute circular com calcanhar e perna fechada depois abrir batendo e voltar ao ponto de partida
2.19.      KULO – Antes do chute dar meio pulo
2.20.      MONDOLMYÔ – Virar 180º e desferir o chute
2.21.      NAGA – Chutar com a perna de trás e voltar com ela para trás
2.22.       TIO – Chutar pulando





3.      Poom-Se (sequências)

É uma coreografia de luta onde se aplicam as bases que estudamos em aula com o intuito de aprimorar a técnica, desenvolver o equilíbrio, melhorar a concentração e avaliar o desenvolvimento do aluno, cada faixa tem suas seqüências correspondentes e o aluno tem que saber as duas que correspondem a sua faixa e as outras que estão nas categorias abaixo.  Todo aluno independente de faixa deve ter boa vontade de ensinar ao colega menos graduado a seqüência correspondente a faixa, isto faz parte da solidariedade que se pratica no Tae Kwon Do, abaixo os nomes das seqüências e as respectivas faixas a que pertencem.
 
SADJU

Sadju significa literalmente movimento em quatro direções.E a primeira etapa no currículo de graduação, destinados para os alunos iniciantes que ingressam na faixa branca-(décimo gub). A linha de progressão dos movimentos e (+).-saju dirugui
SADJU TCHIRIGUI

É uma seqüência constituída de 18 movimentos básicos de ataques e defesas em quatro direções. Todos os movimentos são realizados na base apkubi, tendo como ataque monton tchirigui e defesa palmok are maki.

Kicho


Kicho é um Poomse de seqüência basica de movimentos incluida no curriculo para os alunos do 9º Gub. Mesmo sendo um Poomse básico, os praticantes devem fazê-los com um grau das técnicas um pouco mais acentuadas, como: melhor equilíbrio, precisão, concentração. coordenação e resistência, pois esta etapa de aprendizado é a última considerada como 'básica', que após estes o praticante ingressa nos Poomse de técnicas superiores os Taegeuk e Palgue.
Os Kichos é um conjunto composto em três grupos:
Kicho II Jang
Kicho I Jang
Kicho Sam Jang
Todos são integrados em 20 Poom e 20 movimentos e seguem o mesmo padrão da linha de progressão das posições "I", terminados no diagrama definido
TAEGEUK

TAEGUK IL DJANG -- céu

(Sul, pai) o primeiro Taegeuk é o começo de todo o Poomses. O trigram associado representa Yang(heaven, luz), conseqüentemente, este Poomse deve ser executado com o greatness do Heaven.

TAEGUK I DJANG – Lago

(Filha do sudeste, a mais nova) nas profundidades do lago estão os tesouros e os mistérios. Os movimentos deste Taegeuk devem ser executados sabendo que o homem tem limitações, mas que nós podemos superar estas limitações. Isto deve conduzir a um sentimento da alegria, sabendo que nós podemos controlar nosso futuro.

TAEGUK SAN DJANG – Fogo

(Leste, segunda filha) o fogo contem muitos da energia. Atear fogo ao homem ajudado para sobreviver, mas na uma mão teve alguns resultados catastrophical. Este formulário deve ser executado rìtmica, com alguns outbursts da energia.

TAEGUK  SA DJANG -- Trovão

(O nordeste, o filho o mais velho) o trovão vem do céu e é absorvido pela terra. O trovão é uma das forças naturais as mais poderosas, circundar, gyrating. Este Taegeuk deve ser executado com o este na mente.

TAEGUK O DJANG – Vento

(Filha ocidental, a mais velha sul) o vento é delicadamente uma força, mas pode às vezes ser furious, destruindo tudo nele é trajeto. Taegeuk Oh Jang deve ser executado como o vento: delicadamente, mas sabendo a abilidade da destruição maciça com um único movimento.

TAEGUK YUK DJANG – Água

(Oeste, segundo filho) a água pode mover uma montanha. Os movimentos deste Poomse devem ser executados como a água. Às vezes estando ainda como a água em um lago, prosperando às vezes como um rio.

TAEGUK TCHIL DJANG -- Montanha

(Filho noroeste, o mais novo) as montanhas olharão sempre majestosas, nenhuma matéria o tamanho. Este Poomse deve ser executado com o sentimento que todos os movimentos são este majestosos e ser merecido ser elogiado.

TAEGUK PAL DJANG -- Terra

(Norte, mãe) o trigram associado deste Poomse é Yin: o fim do começo, a parte evil do todo o que é bom. Mesmo nesta escuridão, há ainda alguma luz. Executando este Taegeuk, um deve estar ciente que este é o último Taegeuk/Palgwe a ser aprendido, ele é também a extremidade de um círculo, e conseqüentemente é também o primeiro, segundo

PALGWE (Poomses)
O termo "Palgwe" é traduzido como "oito poderes do universo", e estes oito são baseados nestes poderes conceptuais. O termo "hyung" é o termo em coreano para o formulário. O termo "kata" é realmente um termo japonês para o formulário. Seguir é os oito Palgwes e seus significados:

PALGWE IL DJANG - Conceito do céu (Keon)

É simbólico dos começos da vida, e é o principal básico deste hyung introdutório.

PALGWE I DJANG – Conceito da felicidade (Tae)

São movimentos aplicados quando o praticante está num momento delicado, contudo estado de mente forte 

PALGWE SAN DJANG – Conceito do fogo (Ri)

É simbólico da paixão, cintilando e alargando-se em intervalos diferentes,  Neste hyung o praticante aprende a desenvolver uma atitude de técnicas rápidas, sucessivas.

PALGWE SA DJANG - Conceito da trovão (Jin)

O trovão evoca o medo em muitos povos, e o uso deste hyung é principalmente ensinar o praticante a ser calmo, uniforme na cara do perigo, independentemente, as ligas deste formulário também golpeiam de tal maneira que se seguem imediatamente, similar ao relacionamento do trovão e do relâmpago.

PALGWE O DJANG - Conceito do vento (Seon)

O vento é um elemento da natureza que possa ser delicado ou destrutivo.  O estudante combina e alterna o seu estado de espírito com a força e a velocidade.

PALGWE YUK DJANG – Conceito da agua (Gam)

A água é um elemento que nunca diminuía sua compostura, Este hyung ensina ao estudante que pode superar todos os problemas na vida sem sacrificar seu estado de ser.

PALGWE TCHIL DJANG – Conceito das montanhas (Gan)

As montanhas são corpos estáveis, elevados e majestosos no carácter, mas com lugares de paragem definitiva. Este hyung é simbólico de uma aproximação conservadora a uma ambição da vida e promove a prática de não viver em uma maneira estranha.

PALGWE PAL DJANG – Conceito da terra (Gon)

Este hyung é projectado para sumariar o hyung sete precedente, também para introduzir diversas técnicas novas. Neste estágio, o praticante revê todo o material precedente antes de fazer a transição ao nível negro do cinto.

FAIXA PRETA

KORYO :
Esquema da Koryo Poomse
Koryo é a Poomse de 1º dan e tem 30 movimentos. Koryo é o nome de uma das antigas dinastias da península da Coréia ( A.D 918 - 1392). O nome Coréia deriva de "Koryo". Esta dinastia ficou famosa pelos evoluções culturais tais como a cerâmica Koryo, e pelo espírito valente do seu povo que derrotou a agressão da Mongólia. Representa uma forte convicção e um espírito inabalável
KUNGANG
Esquema da Kungang Poomse
Kungang é a Poomse de 2.º dan e tem 27 movimentos. A palavra "Kungang" tinha originalmente o significado de algo forte de mais para poder ser quebrado. Tem duas conotações uma poética e outra espiritual. Também no Budismo, o que livra a mente da agonia combinado com magia é chamado de Kungang. Esta Poomse simboliza a solidez. "Kungang" é como um diamante. Os Coreanos batizaram a sua mais bela montanha com o nome de Keumgang-san, ao diamante chamaram kumgang-seok. O diagrama deste Poomsae é similar com caracteres chinês para montanha

TAEBEAK
Esquema da Taebeak Poomsae
Taebeak é a Poomsae de 3.º dan e tem 26 movimentos. "Taebeak" é o antigo nome do monte Paekdu onde os lendários Tangun fundaram uma nação pela primeira vez na península da Coréia há 4300 anos. "Taebeak" vai buscar os seus principais movimentos ao significado da palavra: ser visto como sagrado. Está também associada com a luz, a fonte da vida.

PYONGWON :

Esquema da Pyongwon Poomsae
Pyongwon é Poomsae de 4.º dan e tem 25 movimentos. "Pyongwon" significa uma vasta planície. A planície é fonte de sustento da vida humana e, por outro lado, uma grande planície dá-nos uma sensação diferente da que sentimos com uma montanha ou com o mar. É realizada numa só linha.

SHIPJIN
Esquema da Shipjin Poomsae
Shipjin tem o significado de sistema decimal, é Poomsae de 5.º dan e tem 31 movimentos. Tem a figura simbólica de um 10 que significa desenvolvimento e crescimento numa forma sistemática. Na Shipjin Poomsae a estabilidade é procurada em cada mudança de movimentos.

JITAE
Esquema da Jitae Poomsae
De acordo com a crença oriental todos os seres vivos vêm e retornam para a Terra (Jitae deriva do significado de terra).É Poomsae de 6.º dan e tem 28 movimentos. Na verdade a Terra é a origem e o fim da vida. "Jitae" Poomsae é o movimento que tenta aplicar as características da Terra.

CHUNKWON
Esquema da Chunkwon Poomsae
"Chunkwon" tem o significado de céu. É Poomsae de 7.º dan e tem 27 movimentos. Desde os tempos antigos que os orientais acreditam ser o céu o regulador do universo e dos seres vivos. A infinitude do céu torna-se misteriosa e um profundo mundo de imaginação nos olhos de um mortal ser humano. É uma Poomsae cheia de vitalidade.

HANSOO
Esquema da Hansoo Poomsae
É Poomsae de 8.º dan e tem 27 movimentos. Deriva da palavra água demonstra características de fluidez e adaptabilidade como as demonstradas pela água na natureza.

ILYEO
Esquema da Ilyeo Poomsae
"Ilyeo" significa unidade, singularidade, imutabilidade. É Poomsae de 9.º dan. No budismo o estado de cultivo espiritual é considerado "Ilyeo", espírito e corpo, sujeito e objeto são unificados. O objetivo final que o taekwondo persegue é a disciplina em que concentramos a nossa concentração em cada momento.

  
QUADRO DE GRADUAÇÕES



GRADUAÇÃO
FAIXA
POOM SE
10º GUB
BRANCA
SADJU TCHIRIGUI
9º GUB
AMARELA
KITCHO IL BÔ, KITCHO I BÔ, KITCHO SAN BÔ.
8º GUB
OURO
TAEGUK IL DJAN, PALGUE IL DJAN.
7º GUB
LARANJA
TAEGUK I DJAN, PALGUE I DJAN.
6º GUB
VERDE CLARA
TAEGUK SAN DJAN, PALGUE SAN DJAN.
5º GUB
VERDE ESCURA
TAEGUK SA DJAN, PALGUE SA DJAN.
4º GUB
AZUL CLARA
TAEGUK O DJAN, PALGUE O DJAN.
3º GUB
AZUL ESCURA
TAEGUK YUK DJAN, PALGUE YUK DJAN.
2º GUB
VERMELHA CLARA
TAEGUK TCHIL DJAN, PALGUE TCHIL DJAN.
1º GUB
VERMELHA ESCURA
TAEGUK PAL DJAN, PALGUE PAL DJAN.
1ºDAN
PRETA - Professor
KORYO
2ºDAN
PRETA - P.
KUNGANG
3ºDAN
PRETA - P.
TAEBEAK
4º DAN
PRETA - Mestre
PYONGWON
5º DAN
PRETA - M.
SHIPJIN
6º DAN
PRETA - M.
JITAE
7º DAN
PRETA - Grão Mestre
CHUNKWON
8º DAN
PRETA - G. M
HANSOO
9º DAN
PRETA - G. M
ILYEO


Graduações utilizadas na Coréia

As concessões de Taekwondo nivelam e correias de acordo com o nível do mastery demonstrado pelo estudante. Os níveis baixos são o nível 8 ao nível 1, e os níveis elevados são dos 1 pum dan' ou 1 o mais baixo do `do `' 4 ao `o mais elevado dan' ou 4' pum'. O `Dan' e o pum do `' significam a mesma coisa, mas o pum do `do termo' está usado para aqueles 15 ou abaixo quando o `do termo dan' aplicar a qualquer um 16 ou mais velho. Cada nível tem seu próprio `Poom se', um jogo predeterminado dos movimentos que um pode usar ganhar a prática de encontro a um oponente imaginário. As correias coloridas diferentes são concedidas de acordo com o nível alcançado.


 Nível
Poom se
Cor da faixa
Faixas coloridas
Nenhum nível
Sadju tchirigui

Nível 8
Taegeuk 1-Jang

Nível 7
Taegeuk 2-Jang
Nível 6
Taegeuk 3-Jang

Nível 5
Taegeuk 4-Jang
Nível 4
Taegeuk 5-Jang

Nível 3
Taegeuk 6-Jang
Nível 2
Taegeuk 7-Jang

Nível 1
Taegeuk 8-Jang
Faixas-Pretas
1º Pum, 1º Dan
Koryo
Pum
Dan
2º Pum, 2º Dan
kumgang


3º Pum, 3º Dan
Taebaek

4º Pum, 4º Dan
Pyongwon
* As cores das faixas esboçadas acima são os princípios, mas dependendo da discreção de um mestre de Taekwondo, as cores da faixa oferecidas em um lugar específico da aprendizagem podem aumentar ou diminuir. 
4        Treinamento de Luta


Existem várias modos de treinar os movimentos que podem ser usados em luta, os mais seguros aqueles que são combinados entre os oponentes, a intenção é apurar a técnica, devendo o praticante ter o controle total da situação, como distancia intensidade e precisão do golpe observando sempre a segurança do colega praticante, estes movimentos são executados com o máximo cuidado por serem de uma objetividade pontual.

-          Set Bon Kyorigui

Sequência de 10 movimentos de três ataques e defesas. Um dos contendores ataca três vezes sucessivamente e o adversário recua, bloqueando as investidas, contra-atacando-o simultaneamente na última investida.

-          Han Bon Kyorigui

Sequência de 45 técnicas de defesa. Distribuídos em 20 movimentos para 6º Gub, 10 para 5º Gub, 10 para 4º Gub e 5 para 2º Gub. O adversário avisa quando vai atacar com o grito, sendo cada ataque correspondente a um bloqueio e um contra-ataque.
-          Napô Kyorigui

Sequência de 10 técnicas em que são usados ataques com queda simultânea, distrubuídos em: 5 para 1º Dan e 5 para 2º Dan.

Pal maki

Defesa contra ataques desferidos com os pés, onde se derruba o adversário com diversas técnicas aplicadas contra o tolio tchagui, e yop tchagui (2º dan).

-          Defesa Pessoal
HOSHIN-SULL – DEFESA PESSOAL

1.      Adversário com a mão esquerda pega o seu braço direito, executar defesa para baixo e aplica cotovelada.
2.      Adversário com a mão esquerda pega o seu braço direito, executar defesa no meio e atacar tamjumok tchigui.
3.      Adversário com a mão esquerda pega o seu braço direito, sair em thi kubi puxando o braço e atacar dcom sonnal olgul pakkat tchigui.
4.      Adversário pega o seu braço direito com as duas mãos, virar o braço e atacar olgul palkupollio tchigui.
5.      Adversário pega seu braço direito por trás, virar e atacar tchu tchum palkup thi tchagui no peito, no braço,dar um telefone, joelhada e cotovelada.
6.      Adversário pega seu braço direito, você torce o dele, aplica yop tchagui, telefone, joelhada e cotovelada.
7.      Adversário pega seus braços, você torce os dele, recua em ap kubi e chuta no rosto.
8.      Adversário com a mão esquerda pega o seu braço direito, você com a mão esquerda torce a dele, gira o pulso direito, quebra o polegar dele, avança e com o antebraço quebra o cotovelo dele.
9.      O adversário o agarra por trás, com a mão direita você torce a dele e com o antebraço esquerdo quebra o cotovelo dele.
10.  Adversário com a mão direita pega o seu antebraço direito, com sua mão esquerda você torce a dele, gira o pulso direito forçando com sonnal o pulso direito dele para baixo até derruba-lo e dar-lhe um soco no rosto.
11.  Adversário com a mão direita pega o seu pulso direito, com sua mão direita você torce o pulso dele, avança a perna esquerda e com o antebraço você quebra o cotovelo dele.
12.  Adversário com a mão esquerda pega o seu cotovelo direito, com as mãos você torce a dele, recua a perna direita e chuta o rosto.
13.  Adversário com a mão direita pega o seu ombro esquerdo, cair em tchu tchum sogue socando em gancho com a mão esquerda e direto com a direita, passa a cabeça por baixo do braço dele, com a mão direita torcer o pulso direito dele, avança a perna esquerda e com o antebraço quebra o cotovelo dele.
14.  Adversário com a mão direita abertura você, com sua mão direita você torce a dele e força com ambas as mãos o pulso dele para baixo, recua em ap kubi com a perna direita e chuta o rosto dele.
15.  Adversário com a mão direita abertura você suspendendo-o, com ambas as mãos você torce o pulso dele e força para baixo recuando a perna direita em ap kubi e chuta o rosto.
16.  Adversário com a mão direita pega em seu cabelo, você com a mão direita pega a mão dele com a mão esquerda força o pulso para baixo recuando a perna direita em ap kubi e chuta o rosto dele.
17.  Adversário com a mão direita pega em seu cabelo, com sua mão esquerda você torce a dele e com a direita pega o cotovelo mantendo o pulso colado em seu cabelo,você gira o corpo torcendo o cotovelo para dentro e aplica uma cotovelada nas costas.
18.  O adversário o empurra no peito, você com ambas as mãos torce o pulso dele, recua a perna direita em ap kubi e chuta o rosto.
19.  O adversário o agarra por trás com os braços presos, você cai para a esquerda em tchu tchum sogue levantando ambos os cotovelos e com as duas mãos puxa a perna esquerda dele derrubando-o em seguida aplica yop tchagui com a perna direita em seu rosto.
20.  O adversário o agarra por trás deixando seus braços livres, você recua a perna direita em ap kubi para trás do adversário e com ambas as mãos puxa as pernas dele derrubando-o em seguida chuta yop tchagui em seu rosto.
21.  Adversário com a mão direita pega o seu braço esquerdo, você agarrao braço dele torcendo-o e prendendo com a mão direita, em seguida cai para a esquerda em tchu tchum sogui puxando o adversário e aplicando uma cotovelada nele com o seu próprio cotovelo.

-          Contra-ataques para faca

Estudo de vários movimentos de faca, como: furar, picar gelo, corte lateral, seguidos de contra-ataque(1º dan).

-          Bastonete

Luta com bastões curtos ou bastões de Bali para 1º Dan.

-          Bastão longo.

Sequência de movimentos com bastões longos para 2º Dan em diante.

-          Iak Sok Kyorigui

Luta combinada. Recuos e contra-ataques com um adversário real sem atingi-lo.

-          Kyorigui

Luta em que não há combinação de espécie alguma, neste caso vale a perícia de cada lutador que não deve ferir o colega praticante.

4.      Kyukpa (Quebramento)

Nome genérico de todas as técnicas de demonstração onde quebram-se objetos diversos, com as mãos, os pés, os cotovelos e a cabeça.

OBJETIVO : Padronizar todas as competições de Taekwondo a nível mundial.
PROPÓSITO : Conduzir os combates de maneira justa e imparcial, resguardando a integridade física do atleta nas competicões de todos os níveis.
TEMPO : As lutas oficiais são disputadas em 3 rounds de 3 minutos por 1 minuto de descanso.
QUADRAS : Medem 12 x 12m e são feitas de material emborrachado e antiderrapante. Há uma marcação interna de 8 x 8m denominada ÁREA DE COMBATE. A área compreendida entre os 8m e os 12m é chamada de ÁREA DE ALERTA.

 DIAGRAMA DA ÁREA DE COMPETIÇÃO


EQUIPAMENTOS : O atleta deve estar munido de equipamentos de proteção (capacete, protetores de tórax, antebraço, canela e genital), obrigatórios em quaisquer competições.
IDENTIFICAÇÃO DO ATLETA : Os atletas são diferenciados através das cores AZUL e VERMELHA nos protetores de cabeça e tórax.
ÁRBITROS LATERAIS : 3 árbritos laterais são responsáveis pela marcação dos pontos. Ficam posicionados em triângulo ao redor da quadra.
ÁRBITRO CENTRAL : Acompanha a luta de perto, movimentando-se pela quadra. Controla o andamento da luta, podendo paralizá-la a qualquer momento, bem como aplicar as penalidades por atos ilegais cometidos. Decide a luta em caso de empate ao final do combate.
GOLPES : São permitidos ataques usando qualquer parte do pé, desde que aplicados no tronco e na cabeça (menos na nuca). São permitidos golpes com as mãos desde que aplicados na área do tronco entre a linha da cintura e da clavícula. É proibido qualquer ataque na coluna vertebral (região onde o protetor de tórax não alcança). É proibido o ataque utilizando qualquer outra parte do corpo além dos pés e mãos.
Pontos : 1 Pt. Para golpes com os pés ou mãos na região do tronco acertados nítido e potentemente. 2 Pt. Para golpes acertados na cabeça (Menos na nuca). 1 Pt. adicional em caso do árbitro abrir contagem de proteção.
INFRAÇÕES : São condiderados atos ilegais :
Empurrar o oponente;
Agarrar o oponente;
Evitar o combate de alguma forma (correr, fugir, lançar-se ao solo, segurar o adversário no clinch etc)
Socar o oponente no rosto;
Atingir o oponente com golpes abaixo da linha da cintura;
Indisciplina por parte do atleta ou de seu técnico (reclamações, provocações ou xingamentos contra o adversário, árbitros ou torcida)
PENALIDADES : Os atletas podem ser punidos com advertência ou com uma falta (que debita 1 ponto da placar do atleta). Duas advertências recebidas somam 1 ponto perdido.
VENCEDOR : Aquele que obtiver o maior número de pontos acumulados nos 3 rounds, descontando as advertências ou faltas que o atleta tenha cometido. Por desistência do adversário, desclassificação ou nocaute ( K.O)
CATEGORIAS DE PESO : As lutas são divididas em grupo conforme as categorias abaixo :

Adulto (18 - 29 anos)
Categoria
Masculino
Feminino
FIN
Até 54 Kg
Até 47 Kg
FLY
acima de 54 Kg até 58 Kg
acima de 47 Kg até 51 Kg
BANTAM
acima de 58 Kg até 62 Kg
acima de 51 Kg até 55 Kg
FEATHER
acima de 62 Kg até 67 Kg
acima de 55 Kg até 59 Kg
LIGHT
acima de 67 Kg até 72 Kg
acima de 59 Kg até 63 Kg
WELTER
acima de 72 Kg até 78 Kg
acima de 63 Kg até 67 Kg
MIDDLE
acima de 78 Kg até 84 Kg
acima de 67 Kg até 72 Kg
HEAVY
acima de 84 Kg
acima de 72 Kg

Junior (Juvenil) 14 - 17 anos
Categoria
Masculino
Feminino
FIN
Até 45 Kg
Até 42 Kg
FLY
acima de 45 Kg até 48 Kg
acima de 42 Kg até 44 Kg
BANTAM
acima de 48 Kg até 51 Kg
acima de 44 Kg até 46 Kg
FEATHER
acima de 51 Kg até 55 Kg
acima de 46 Kg até 49 Kg
LIGHT
acima de 55 Kg até 59 Kg
acima de 49 Kg até 52 Kg
WELTER
acima de 59 Kg até 63 Kg
acima de 52 Kg até 55 Kg
LIGHT MIDDLE
acima de 63 Kg até 68 Kg
acima de 55 Kg até 59 Kg
MIDDLE
acima de 68 Kg até 73 Kg
acima de 59 Kg até 63 Kg
LIGHT HEAVY
acima de 73 Kg até 78 Kg
acima de 63 Kg até 68 Kg
HEAVY
acima de 78 Kg
acima de 68 Kg

Divisão de Pesos para os Jogos Olímpicos
Masculino
Feminino
Até 58 Kg
Até 49 Kg
acima de 58 Kg até 68 Kg
acima de 49 Kg até 57 Kg
acima de 68 Kg até 80 Kg
acima de 57 Kg até 67 Kg
acima de 80 Kg
acima de 67 Kg
Obs: Os Jogos Olímpicos, são somente para a categoria adulto/ faixa preta

FALTAS EM LUTAS (todo atleta deve saber)
KIONGO (meio ponto).

Cruzar a Linha de Linha de Limite;
Evitar o combate virando as costas para o adversário;
Cair propositalmente;
Evitar o combate;
Agarrar, abraçar ou empurrar o adversário;
Atacar abaixo da linha de cintura;
Fingir lesão;
Cabeçada ou atacar com o joelho;
Bater no rosto do oponente com a mão;
Atos indesejáveis por parte do competidor ou técnicos.

KAMTCHIO ( 1 PONTO ).

 Atacar o adversário depois da declaração de KALHO (separar)
Lançar o adversário ao solo segurando o seu ataque de pé no ar com o braço ou empurrando-o com a mão;
Atacar intencionalmente o adversário no rosto com a mão;
Atacar o adversário caído;
Interromper o progresso da luta por parte do competidor ou técnico;
Observações

Os Kiongo´s e os Kamtchon´s serão computados no escore dos três “ rounds ”;
Dois Kiongo correspondem a dedução de um ponto (o atleta perde 1 ponto); entretanto, o último Kiongo ímpar não será computado no total final;
Quando um competidor receber menos quatro pontos (ou seja perdeu 4 pontos) ele será declarado perdedor devido `penalidade.
Quando o competidor se recusa a cumprir as regras de competição ou ordens do árbitro, o mesmo poderá ser declarado perdedor por penalidades depois de 1 minuto.

Os pontos válidos são divididos da seguinte maneira:

Um ponto (1) para golpe no protetor do tórax;
Dois pontos(2) para golpes na cabeça;
Um ponto adicional (1) em situação de contagem de “knock down” feita pelo árbitro.

GESTOS DO ÁRBITRO
WTF
Conselho de arbitragem

1. CHAMADA DOS COMPETIDORES
1. Fechar os punhos colocando o polegar sobre o dedo médio e esticar o dedo indicador
2. Esticar os braços a partir do peito, devendo ser apontada a marca do competidor azul primeiro com o dedo indicador direito e a marca do competidor vermelho depois com o dedo indicador esquerdo.

2. CHARYEOT / KYEONG RYE
1. Levantar as palmas de ambas as mãos viradas para a frente, com os polegares à altura dos olhos. Dar a voz de “Cha-ryeot”.
2. Esticar ambos os braços à altura dos ombros com as palmas para baixo dizendo “Kyeong-rye”
3. Levantar as palmas de ambas as mãos vertical e paralelamente, com os polegares junto das palmas à altura das sobrancelhas, estando os braços dobrados num ângulo de 45º a partir dos ombros e dar a ordem de “Cha-ryeot”
4. Baixar as mãos com as palmas para baixo até à frente da boca do estômago, dando a ordem de kyeong-rye. Neste caso deve ser deixada a distância de um punho entre ambas as mãos e a boca do estômago e a mesma distância entre as pontas dos dedos de ambas as mãos.
IMPORTANTE: DE MOMENTO UTILIZAMOS APENAS OS PONTOS 3 E 4

3. JOON-BI
1. Dobrar o braço direito num ângulo de 45º colocando os dedos esticados junto à orelha.
2. Esticar o braço direito à altura da boca do estômago em “wen-abgubi”, (um passo em frente com a perna esquerda) dando a ordem verbal de “joo-bi”.
3. Nesta altura a mão esquerda deve estar ligeiramente fechada e o braço esticado para baixo.
4. SHI-JAK
1. Assumindo a posição de “bum-seogi”, partindo da posição de joon-bi, recuando o pé esquerdo, ambas as mãos devem ser flectidas num ângulo de 45º a partir dos ombros, e
2. Fechar os braços rapidamente à frente do peito ordenar “shi-jak”.

5. KAL-YEO / KEU-MAN
5. Assumindo a posição de “wen-abseogi”, o braço rapidamente baixado à frente da boca do estômago e ordenar “kal-yeo / keu-man”.

6. KYE-SOK
6. Levantando a mão direita na posição de “kal-yeo” à altura da orelha esquerda, deve ser dada a ordem de “kye-sok”.

7. DECLARAÇÃO DE VENCEDOR
1. Quando chung (azul) é o vencedor, o árbitro deve voltar-se para ele e levantar o punho direito à altura da boca do estômago, e imediatamente depois esticar o cutelo da mão para cima num ângulo de 45º declarando “chung-seung”
2. No caso de hong (vermelho), o árbitro deve declarar “hong-seung” usando a mão esquerda da mesma forma
3. Nesta altura a outra mão estará ligeiramente fechada e o braço esticado para baixo.
8. KYE-SHI / SHI-GAN
1. Esticando o braço direito num angulo de 135º, o árbitro deve apontar para o controlador com o dedo indicador esticado
2. Deve fazer-se um “X” com os dedos indicadores à frente do lábio superior, estando o dedo indicador esquerdo do lado de fora.

9. CONTAGEM
A contagem deve ser feia a partir do polegar direito, esticando os dedos do punho fechado um a um em intervalos de um segundo fazendo uma contagem verbal. Quando a contagem atinge o cinco e o dez, a palma da mão deve estar voltada para o competidor em causa.

10. FORMAS DE DECLARAR KYONG-GO
1. O punho direito deve ser ligeiramente fechado com o dedo indicador esticado na posição de cha-ryeot, e depois
2. Apontar o dedo indicador direito ao meio da testa do competidor em causa esticando o braço direito dobrado num ângulo interior de 135º, dando a indicação verbal de hong ou chung
3. Depois, trazer o dedo indicador direito ao ombro esquerdo por trás da orelha
4. Apontar o dedo indicador direito ao meio da testa do competidor esticando o braço, devendo o árbitro anunciar kyong-go

11. FORMAS DE DECLARAR GAM-JEON
Todos os movimentos são iguais aos kyong-go com a excepção da declaração de gam-jeon (os competidores devem ser levados para o centro do tatami) .
1. Depois de apontar ao competidor em causa na posição de cha-ryeot, fazer o mesmo procedimento que na declaração de kyong-go
2. Levantar o punho direito ligeiramente fechado com o dedo indicador esticado, devendo ser declarado “gam-jeom”.


12. FORMAS DE ANULAR PONTOS MARCADOS
Anular os pontos marcados como se menciona em 1, 2 e 3 imediatamente a seguir à declaração de kal-yeo
1. Na posição de cha-ryeot levantar a mão direita aberta até ao ponto 20cm horizontalmente afastado da testa com as costas da mão voltada para a cara e o pulso à altura da testa
2. Mover a mão horizontalmente 30 cm para a direita e 50 cm para a esquerda. Repetir duas vezes
3. Mostrar então o sinal de “shi-gan” ao controlador e declarar a falta ao competidor em causa. O tempo recomeça de novo a partir do momento da declaração da falta seguida de “kye-sok”.

13. “Joo-eui”(Aviso)
1. Esticar o braço direito com um ângulo interior de 135º e apontar à testa do competidor a avisar.
2. Virar a palma da mão para a frente e varrer uma vez da esquerda para a direita.
3. Fechar o punho direito apenas com o dedo indicador esticado.






Hapkidô

 

 

 

O Hapkidô ou Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, técnicas de alongamento e respiração, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques. Essa arte marcial também ensina seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto.

Além de tecnicas de luta, o faixa preta em Hapkido é um Terapeuta, pois o Hapkido tem em seu treinamento o conhecimento de pontos de acupuntura e massagem, pontos que são utilizados em tecnicas de imobilização causando muita dor no adversário, mas que tambem são utilizados em tratamentos e terapias.
Campeonato de hapkidô

Índice

[esconder]

[editar] História

No início dos tempos, as artes marciais já eram praticadas não só pelo exercício físico dos monges, mas para que determinados povos lutassem por seus objetivos. Dessa mesma forma, numa época passada, o país que hoje conhecemos por Coréia, era dividido em três reinos: Silla, Koguryo e Paekche.
Dentro dos conflitos decorrentes destes três reinos, todos tinham em comum a prática das Artes Marciais. Essas Artes continuaram sendo treinadas e desenvolvidas até os dias de hoje, sofrendo grande influência de países vizinhos como China e Japão.
Assim, com toda estrutura já existente dos estilos coreanos, tendo sempre chutes como forte característica, mais o arsenal de golpes e tecnicas de imobilização dos mestres Hwarangs, nomes de estilos vão surgindo como Hapkiwonsul, HapkiYusul e finalmente Hapkido.
O Hapkido acabou sendo uma arte marcial completa. E com isso era praticada e treinada pelos Militares.
Na decada de 60 foi criada oficialmente a "The Korea Hapkido Federation", a primeira organização mundial de Hapkido, onde estavam como membros desta Organização grandes nomes de mestres coreanos, na direção desta organização estavam como President "Dae Hoon Choi", como Chairman "Grão Mestre Chong Kyu Pak", como Secretario Geral "Mestre Park Sung Jae" (atualmente vivendo no Brasil e reorganizando o hapkido mundial), como mestre geral Ji Han Jae.
Os registros desse Histórico estão documentados nos arquivos da "The Korea Hapkido Federation".

[editar] Difusão

Alguns professores coreanos chegaram aos Estados Unidos no começo da década de 60 para ensinar o Hapkido. Entretanto, o Hapkido teve seu primeiro grande contato com o Ocidente no momento em que a Korea Hapkido Association enviou quinze de seus membros a Guerra do Vietnã para uma demonstração à tropas coreanas, americanas e vietnamitas do sul.
Diante desse contato, professores coreanos como Mestre Lim (BA) que formou o primeiro faixa preta na Bahia, Ricardo Nery, chegaram ao Brasil no final da década de 60. Contudo, o sistema coreano introduzido na Bahia foi o KUK SOOL WON, uma outra arte marcial criada pelo Mestre In Hyuk Suh que havia treinado o Hapkido. Logo após Mestre Kang Byung Hak chegou em São Paulo. Em 1971 chega oficialmente em São Paulo o Grão Mestre Park Sung Jae, representando a Korea Hapkido Association. Em 1977, o Mestre Yun Sik Kim representante da escola BUM MOO HAPKIDO. Alguns praticantes continuam trabalhando com o estilo dos Mestres citados, embora estes não dêem supervisão integral, com exceção do Grão-mestre Park Sung Jae - São Paulo.
GM Park Sung Jae chega ao Brasil em 6 de Março de 1972.
Muita gente pensa que ele foi convidado pelo exército brasileiro, mas na verdade ele chegou no Brasil sem nenhum convite especial. O que aconteceu é que ele procurou o alto comando do exército e se ofereceu para ensinar os militares brasileiros.
Para convencer o alto comando de suas qualidades técnicas foi preparado uma demonstração em um ginásio do exército em Quitaúna e nela o GM Park Sung Jae solicitou aos presentes que o atacassem. De forma surpreendente o GM Park Sung Jae dominou todos que o atacaram o os colocou no chão. GM Park Sung Jae agiu tão rápido que o coronel presente pediu para que ele repetisse a ação, porém aqueles que sofreram os ataques se recusaram a repetir em função dos fortes golpes que já haviam sofrido.
A partir de então o GM Park Sung Jae foi aceito e passou a treinar uma equipe do exército brasileiro.
Em homenagem ao Hapkido e ao GM Park Sung Jae pelo seu esforço e dedicação ao ensino dos militares brasileiros foi erguido um monumento dentro do quartel do exército.
Com a vinda do GM Park Sung Jae para o Brasil, seu irmão mestre Park Kyu Jae passou a tomar conta das academias na Coréia.
Atualmente GM Park Sung Jae continua ensinando o Hapkido, em aulas paparticulares para um grupo seleto de mestres faixas pretas e também ainda esta apresentando seminários no exterior e no Brasil.

[editar] O Estilo Jung Do Kwan e os Graus de Aperfeiçoamento

Por volta de 1954 o jovem discípulo Park Sung Jae e seu Grão-mestre No Suk Pak passaram a organizar melhor os treinamentos, redefinir as técnicas a serem aprendidas para cada nível, enfim apresentar um novo formato mais organizado para o então Hapkido e também identificando esta nova escola como Jung Do Kwan (escola do caminho reto).
Grão Mestre Park Sung Jae ainda mantem alguns mestres treinando sobre sua supervisão pessoal, garantindo o futuro deste belo estilo de Hapkido, um dos mais antigos ainda existentes.
Graduação:
  • Faixa Branca
  • Faixa Amarela
  • Faixa Amarela 1º Gup
  • Faixa Amarela 2º Gup
  • Faixa Azul
  • Faixa Azul 1º Gup
  • Faixa Azul 2º Gup
  • Faixa Vermelha
  • Faixa Vermelha 1º Gup
  • Faixa Vermelha 2º Gup
  • Faixa Preta
  • Faixa Preta 1º Dan (Instrutor)
  • Faixa Preta 2º Dan
  • Faixa Preta 3º Dan (Professor)
  • Faixa Preta 4º Dan
  • Faixa Preta 5º Dan (Mestre)
  • Faixa Preta 6º Dan (Chefe de Mestre)
  • Faixa Preta 7º Dan
  • Faixa Preta 8º Dan (Mestre Geral)
  • Faixa Preta 9º Dan
  • Faixa Preta 10º Dan (Grão Mestre)

[editar] Associação Sang Hwal Yesul Kwan

A Associação Sang Hwal Yesul Kwan foi criada a partir de um trabalho com mais de 20 anos criado pelo Mestre Marcos Silvério, onde ele ministrava aulas de Hapkido para crianças carentes em sua cidade, após três meses de treino a criança ja apresentava melhora de comportamento tanto escolar quanto na casa. Mestre Marcos Silvério ouvindo dos pais essa melhora da criança, colocava os pais em cheque dizendo que a criança só poderia treinar se a partir de agora o pai a acompanhasse nos treinos praticando junto, dessa maneira Mestre Marcos Silvério conseguia melhorar o relacionamento entre pais e filhos. Esse trabalho voluntário continuou por mais de 10 anos, logo se estendeu e Mestre Marcos Silvério passou a ministrá-los em parceria com Fraternidades Assistenciais, mas como é difícil manter um trabalho assim então criou-se a Associação Sang Hwal Yesul (A Arte da Vida) que é mantida pelo Mestre Marcos e seus discípulos da Academia Hapkido Contato Brasil. Com esses trabalhos voluntários e a própria academia mostrando grande desenvolvimento e muita seriedade, além da dedicação e nos treinamentos, Grão Mestre Park Sung Jae passa a observar e acompanhar os treinamentos desta instituição e do Mestre Marcos Silvério (aluno do Grão Mestre Park). Esse trabalho existe desde 1990 e foi criado e ministrado pelo Mestre Marcos Silvério, a Academia Hapkido Contato Itapetininga foi registrada em 2000 e depois em 2006 foi intitulada Hapkido Contato Brasil e em 2008 a criação da Associação Sang Hwal Yesul. Em 2009 Grão Mestre Park Sung Jae institui a Associação Sang Hwal Yesul como sendo um "Kwan", Grão Mestre divulga a criação desta, como sendo um Kwan reconhecido por ele no Brasil. Mestre Marcos Silvério é o Presidente da Associação Sang Hwal Yesul e responsável pelo Sang Hwal Yesul Kwan.

[editar] Graus de aperfeiçoamento estilo Semokwan

A caminhada do praticante dentro do hapkido do estilo Semokwan é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans. Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que o hapkidoista amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial. Lembrando que, dependendo do estilo praticado, as faixas podem adotar certas mudanças no grau de habilidade requerido ou cores.
  • Branca (10º Gub)
  • Amarela (9º Gub)
  • Amarela Ponta I (8º Gub)
  • Amarela Ponta II (7º Gub)
  • Azul (6º Gub)
  • Azul Ponta I (5º Gub)
  • Azul Ponta II (4º Gub)
  • Vermelha (3º Gub)
  • Vermelha Ponta I (2º Gub)
  • Vermelha Ponta II (1º Gub)
  • Preta (1º Dan) (Jo kyo Nim) - Instrutor
  • Preta (2º Dan) (Kyo sa Nim) - Professor
  • Preta (3º Dan) (Kyobu Nim) - Professor
  • Preta (4º Dan) (Sabum Nim) - Mestre
  • Preta (5º Dan) (Bumsan Nim) - Mestre
  • Preta (6º Dan) (Chongsa Nim) - Grão-Mestre
  • Preta (7º Dan) (Do bum Nim) - Grão-Mestre
  • Preta (8º Dan) (Do kam Nim) - Grão-Mestre
  • Preta (9º Dan) (Do sum Nim) - Grão-Mestre
  • Preta (10º Dan) (Do sa Nim) - Grão-Mestre
Exemplo: Vermelha com ponta preta é uma faixa vermelha com uma fita preta por toda sua extensão, sendo que as fitas dentro da faixa atual mostra a côr da próxima faixa do praticante.
A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o 10º Dan.






Haidong gumdo

O Haidong Gumdo é uma arte marcial de origem Coreana. No Brasil foi introduzida pelo Grande Mestre Yang Tae Kim[Veja:[1]], que atualmente reside no México. É uma arte de esgrima que está sendo difundida a partir do Estado de São Paulo e, espera-se que, em breve, chegará aos demais Estados brasileiros.[Veja aqui onde treinar: http://www.haidong-gumdo.com.br/Onde%20Treinar.html ].

Portugal foi o primeiro país da Europa com Haidong Gumdo. O Mestre Han Sang Hyun, desde sempre o responsável pela Associação Europeia Haidong Gumdo, viveu e ensinou em Portugal durante cerca de um ano, entre 2000 e 2001. A Associação Portuguesa Haidong Gumdo é actualmente a entidade que representa oficialmente a arte marcial em Portugal, tendo como objectivo a divulgação e a promoção da prática de Haidong Gumdo em terras lusas [Veja:[2]]

[editar] História

O Haidong Gumdo é uma arte marcial da espada criada na Coreia durante a dinastia de Koguryo (37 B.C. - 668 A.D.), um dos três reinos antigos da península de Han. Localizado ao redor do rio Amnokkang, Koguryo era conhecido por sua tradição marcial, devido a sua eficiencia o reino cresceu tão rapidamente que foi o primeiro dos três a se transformar numa dinastia. O terceiro general da dinastia Koguryo, Yu Yu, formalizou um método de treinamento para os soldados, chamados de Samurang. O ápice do período de poder do reino foi entre 371-384 D.C., quando os Samurangs ajudaram o rei Kwang Kae To a ampliar as fronteiras da dinastia Koguryo incluindo as terras de Parche. Na defensiva, o Samurang lidava com êxito contra invasores chineses, mas foram derrota em 688 D.C., quando a dinastia de Shilla unificou a península coreana com a ajuda dos chineses da dinastia Tang. Depois da unificação de Shilla, o Samurangs não contaram com a ajuda governamental e entraram em um período de decadência. Nesta época, o clima político aristocrático fez com que as artes marciais não fossem populares. A ciência e a tecnologia substituíram a arte marcial, obtendo a admiração do povo. Foi assim que alguns dos Samurangs regressaram para a montanha de Pecktu e continuaram praticando sua arte em segredo. Um professor histórico, conhecido como Sul Bong, tratou de dar continuidade à tradição e criou um Dojang onde pode ensinar seus alunos. Os melhores foram chamados de Haidong Mussa e estes eram convidados para fundar escolas e ensinar o que sabiam. Contemporâneamente, o mestre Jang Baek San ensinou a arte para o senhor Jeong-Ho Kim, começando seus treinamentos em 1961, Kim modernizou a arte e montou um dojang na cidade de Ahn Yang em 24 de Julho de 1982. Em 10 de Abril de 1984 ele fundou a Korean Haidong Gumdo Federation em Seocho, um distrito de Seoul e posteriormente, em 25 de Novembro de 1996, criou a World Haidong Gumdo Federation. Em 23 de Julho de 2002, o primeiro campeonato mundial Haidong Gumdo aconteceu no estádio Yong Pyung, na província de Kang Won, com mais de 10,000 competidores, vindos de 14 paises participaram do evento, entre eles Portugal que contou com 3 participantes. Em 2004, o “World Haidong Gumdo Championship” também foi um sucesso contando com mais de 10,000 competidores de 31 paises. Hoje o Haidong Gumdo é uma das artes marciais mais praticadas do mundo, contando com pelo menos um milhão de praticantes, mais de 1,000 centros de treinamento divididos em 50 paises.



Taekwondo

aekwondo (em coreano: 태권도; AFI: [tʰɛk͈wʌndo]) , também grafado tae kwon do, taekwon-do ou TKD, é um esporte de combate de arte marcial. Hoje em dia, é também um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "batismo de fogo", quando foi um esporte de exibicionismo, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.

Índice

[esconder]

[editar] Origem do nome

Em sentido literaneo, taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "arte de usar os pés e mãos na luta através da mente". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:
Taekwondo
Nome em coreano
Hangul: 태권도
Hanja: 跆拳道
Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão.

[editar] Taekwondo em Portugal

Tanka-tsuba-p1010068 Rama 300.jpg
O taekwondo foi introduzido em Portugal em 1974 pela mão do Grão-Mestre Chung Sun Yong, actualmente 9ºDAN. A sua introdução teve lugar no Sporting Clube de Portugal, o primeiro Dojang de Taekwondo em Portugal. Em 1978 foram formados os primeiros cintos negros portugueses, tendo desde então sido formados em Portugal um número considerável de Cintos Negros. O fundador de TKD Português continuou a desenvolver a arte marcial não só em Portugal, mas também noutros países como os PALOPs, Israel, antiga URSS, etc.

[editar] Taekwondo do Brasil

No Brasil em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres Sang Min Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte. Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária. Atualmente, o taekwondo é uma luta muito praticada em varios locais do Brasil.

[editar] Regras e conceitos

Proteções para a prática de competição sob as regras da WTF.
O Juramento do Taekwondo:
  • Obedecer as regras do Taekwondo
  • Respeitar mestres e meus superiores
  • Nunca fazer mal uso do Taekwondo
  • Ser campeão da liberdade e justiça
  • Construir um mundo mais pacífico
Também faz parte da vida do praticante, não só na academia como também na vida pessoal seguir os princípios do taekwondo:

[editar] Federações

[editar] Chung Do Kwan

Conhecido como escola da onda azul, fundado por Wan Kuk Lee. Sua filial no Brasil é Presidida pelo Mestre Luis Cesar Nunes 7° DAN.

[editar] Internacional Taekwondo Federation (ITF)

Primeira federação de Taekwon-do criada, criada pelo General Choi Hong Hi

[editar] World Taekwondo Federation (WTF)

Federação que participas das olimpiadas, criada após Hong Choi Hi mudar a sede da ITF para o Canadá, por descontentamento com o governo coreano. Atualmete, esse é o estilo mais treinado em academias de TKD.

[editar] Moo Duk Kwan

Grão Mestre Jung Roul Kim chegou ao Brasil em 1971 em Salvador-BA, onde junto com seu amigo Grão Mestre Jung Do Lim que chegou em agosto de 1968, na Bahia sediando-se em Cruz das Almas/Ba e começou a difundir os ensinamentos do Taekwondo na Faculdade de Agronomia. Gms. Jung Roul Kim permaneceu por um ano em Salvador e em seguida foi para Aracaju - SE e ficou um ano. Em 1973 chegou ao Rio de Janeiro.

[editar] Taekwondo songahm

Criado pelo Grão Mestre Haeng Ung Lee, que ensinava Taekwondo para tropas americanas na Koréia, e se mudou para os Estados Unidos para difundir a arte. Grão Mestre Haeng Ung Lee, inicialmente ensinava o estilo Chang On, da ITF, porém buscou aperfeiçoar o sistema de ensino, acrescentando chutes já nas fórmulas mais básicas e incluindo programas de treinamentos com armas tradicionais orientais. Hoje o sistema possui um currículo único dentre as demais "escolas", com fórmulas próprias, sequencias de luta, técnicas de defesas pessoais, armas, lutas de solo, artes marciais mistas, evoluindo constantemente, visando se tornar um estilo completo, porém tradicional.
O estilo Songahm é difundido pela Songahm Taekwondo Federation (STF), American Taekwondo Association (ATA) e World Traditional Taekwondo Union (WTTU), em diversos países do mundo, todos comandados a partir da Casa Central em Little Rock, capital do Arkansas, nos Estados Unidos.

[editar] Graus de aperfeiçoamento

A caminhada do praticante de taekwondo é divida inicialmente em gubs e em seguida em dans.
Cada gub corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10(dez) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.
Cada dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade dedicação, postura e liderança.
Ti, a faixa que o praticante de taekwondo amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.
A sequência tradicional é a seguinte:
Faixa Gub/Dan Imagem
Branca 10º gub Taekwondo-10kup.svg
Laranja 9º gub Taekwondo-9kup.svg
Amarela 8º gub Taekwondo-8kup.svg
Amarela ponta verde 7º gub Taekwondo-7kup.svg
Verde 6º gub Taekwondo-6kup.svg
Verde ponta azul 5º gub Taekwondo-5kup.svg
Azul 4º gub Taekwondo-4kup.svg
Azul ponta vermelha 3º gub Taekwondo-3kup.svg
Vermelha 2º gub Taekwondo-2kup.svg
Vermelha ponta preta 1º gub Taekwondo-1kup.svg
Preta 1º Dan Taekwondo-1dan.svg
No estilo moo duk kwan a sequência de faixa é:
  • Branca (10º Gub)
  • Laranja (9º Gub)
  • Amarela (8º Gub)
  • Amarela Ponta verde (7º Gub)
  • Verde (6º Gub)
  • Verde Ponta Azul (5º Gub)
  • Azul (4º Gub)
  • Azul Ponta Vermelha (3º Gub)
  • Vermelha (2º Gub)
  • Vermelha Ponta preta (1º Gub)
  • Vermelha mesclada com Preta (1º Poom)- apenas para praticantes com menos de 16 anos
  • Preta (1º ao 9º Dan)
Há ainda:
  • Branca (10º Gub)
  • Amarela (8º Gub)
  • Laranja (7º Gub)
  • Verde (6º Gub)
  • Cinza (5º Gub)
  • Azul (4º Gub)
  • Roxa (3º Gub)
  • Vermelha Clara (2º Gub)
  • Vermelha Escura (1º Gub)
  • Preta (1º ao 9º Dan)
Ou ainda:
  • Branca (10º Gub)
  • Amarela (9º Gub)
  • Laranja (8º Gub)
  • Verde Clara (7º Gub)
  • Verde Escura (6º Gub)
  • Azul Clara (5º Gub)
  • Azul Escura (4º Gub)
  • Vermelha Clara (3º Gub)
  • Vermelha Escura (2º Gub)
  • Preta ("1º Gub" 1º ao 9º Dan)
Algumas academias têm ainda o costume de substituir as faixas de ponta por outras cores, tais como cinza, laranja, roxa e castanho.
A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o 10º Dan, que só é concedido ao presidente da Kukkiwon.
No estilo songahm a sequência representa o crescimento de uma árvore de Pinheiro, em comparação com o desenvolvimento do praticante dentro da arte:
  • Branca
  • Laranja
  • Amarela
  • Camuflada (Cor de roupas militares), na qual o praticante começa a lutar em campeonatos.
  • Verde
  • Roxa
  • Azul
  • Marrom (Recomendado/Decidido)
  • Vermelha (Recomendado/Decidido)
  • Vermelha e preta (Faixa preta recomendado)
  • Preta (1º Dan a 9º Dan) Sendo Mestre somente a partir do 6º Dan.
O 10º Dan é uma homenagem póstuma ao Grão Mestre Fundador Haeng Ung Lee.
E tambem há:
  • Branca
  • Branca ponta amarela
  • Amarela
  • Amarela ponta verde
  • Verde
  • Verde ponta azul
  • Azul
  • Azul ponta vermelha
  • Vermelha
  • Vermelha ponta preta
  • Preta (1º ao 10º DAN)
Obs.: DAN = GRAU

[editar] Lutas

Equipe de Taekwondo das forças armadas americanas durante um combate.
Pela WTF, ocorrem em 3 rounds de 3 minutos para os faixa-preta e normalmente 2 - 3 rounds de 1 minuto e meio para os coloridas, sendo que somente é permitido o chute na cabeça a partir da faixa azul ponta vermelha.
No estilo taekwondo songahm o chute na cabeça é permitido em todas as faixas e a luta é decidida em 1 round de 2 minutos ou 5 pontos. Recentemente estão sendo incorporados nas competições de Faixas Pretas lutas de Bang Mang Ee (bastão curto) e Lutas de artes marciais integradas, com técnicas Judo, Jiu Jitsu, Muay Thay, Boxe, e claro, Taekwondo juntas.
Pela ITF o chute e soco na cabeça é permitido. A luta ocorre em dois Rounds e em caso de empate há um terceiro Round. Caso haja um novo empate, haverá um quarto Round, o vencedor é aquele que marcar o primeiro ponto.

[editar] Faixas

As cores mencionadas acima não foram escolhidas arbitrariamente. São, de fato, baseadas na tradição. As pretas, vermelhas e azuis denotam os vários níveis de hierarquias durante as dinastias Koguryo e Silla. Uma faixa metade preta e metade branca é usada pelo faixa-preta júnior com até treze anos de idade. Como o caráter moral é enfatizado no Taekwon-Do, e este está apenas em estágio de maturação, esta qualificação é apenas para o primeiro grau.

[editar] Significado das cores das faixas

BRANCA - Significa inocência, para um estudante iniciante que não possui conhecimento anterior sobre o taekwon-do.
AMARELA - Significa a Terra da qual uma planta brota e começa a germinar, enquanto o alicerce do Taekwon-Do está sendo construído.
VERDE - Significa o crescimento da planta, enquanto as habilidades do Taekwon-Do estão se desenvolvendo.
AZUL - Significa o Céu, através do qual a planta cresce até tornar-se uma árvore frondosa, enquanto o treinamento de Taekwon-Do progride.
VERMELHA - Significa perigo, advertindo o estudante para exercitar o controle e alertando o adversário para ficar longe.
PRETA - Ao contrário da branca, significa maturidade e habilidade no Taekwon-Do. Também indica a imunidade à obscuridade e ao medo.



Tangsudo

 

Tangsudo (Hangul: 당수도), é uma arte marcial coreana criada por Hwang Kee na década de 1930 com raízes em várias artes marciais, incluindo o karate Shotokan, Taekkyeon, Subak, e o kung fu chinês. É focada na disciplina e prática de padrões e seqüências de auto-defesa.

Índice

[esconder]

[editar] A história do tangsudo

Hwang Kee, seu fundador, afirmou ter criado esta arte a partir de textos antigos sobre subak (uma arte marcial coreana mais velha) enquanto vivia e treinava com um mestre chinês na Manchúria na década de 1930. Pode ter sido influenciada pelo karate japonês e o wushu chinês. Em alguns aspectos, o tangsudo é semelhante ao karate e taekwondo, com a diferença de colocar ênfase muito pequena em competições esportivas e manobras espalhafatosas.
Em 1000 anos da história da Coreia, o exercito ameaçava constantemente à família real pelo controle do governo, exijiam-lhes que mantivessem o código de éticas do taoísmo e as lições budistas. O exercito e o governo civil permaneciam unidos ao contrário do governo ocidental, causando uma instabilidade nos civis que foram controlados pelo governo, esta situação enfraqueceu o exercíto facilitando assim a invasão da Koréia,pelo exercito Japonês de maneira triunfal.
Em 1876 com a invasão japonêsa, vem a derrubada da dinastia YI. (1392-1910) mas antes de sua derrota um militar leal vendo o que estava para acontecer se aproximou das autoridades e apresentou projetos e propostas ,para fazer um exercíto Koreano forte e poderoso. Em 1910 o japão anuncia ao mundo que a Coreia estava anexada a Japão, sendo parte de sua cultura com o nome de Chosan.
Em 9 de novembro de 1914, nascia o Grão Mestre Hwang Kee na altura da ocupação japonêsa em um lugar chamado Kiong Ki, seu pai era um professor respeitado e muito sábio e tinha um alto nível acadêmico,seu nome era Hwang Hong Hwan .Em 1921 na idade de 7 anos, Hwang Kee ,começou seu interesse pelas artes marciais, Hwang Kee na idade de 15 anos praticava TaeKyon e aos 22,já era Mestre respeitado por sua habilidade e destreza nas artes que particava. Na época de sua juventude o país estava nas ruínas e seus compatriotas eram contantemente humilhados pelo governo japonês, suas crianças foram emitidas a Japão como escravos, e suas propriedades eram confiscadas, como pagamento ao povo japonês ,com estas confiscações, o Governo Japonês ,se armava cada vez mais com Hostilidades ao povo Koreano. em maio de 1936 Hwang Kee Viajou a China especificamente na Manchúria onde teve a oportunidade de conhecer um Grande Mestre Chinês chamado Yang Kuk Yin onde se tornou seu discipulo de 1936 a 1941, naquele mesmo ano ,o governo Japonês deixava ainda mais claro seu interesse, e não deixar o povo Coreano independente, com sanções ainda mais rigorosas, levando ainda mais desrespeito, e humilhação ao povo daquele país. Em agosto de 1937 o Grão Mestre Hwang Kee deixa o mestre Yang e retorna a Seoul por razões pessoais. Em 1941 retorna a Manchuria pelo tempo curto e visita o Mestre Yang e recebe novas instruções.
Em agosto de 1945 o governo japonês perde a guerra, e o tratado da paz é assinado e a Koreia é libertada, e este ano se torna de suma importância para o povo Koreano. Começa-se a reorganização da cultura, da sociedade, e das famílias , além das artes marciais proibidas pelo governo japonês. Em 9 de novembro de 1945, em Seoul, o grão mestre Hwang Kee organiza e funda a Moo Duk Kwan. Em 1946 a China transforma-se um país comunista, a razão ao qual o Kwan Ja Nim (fundou a escola) porque deixa de visitar seu mestre na China. Kwan Jang Nim Hwang Kee começou a ensinar Tangsoodô. De 1950- a 1953, acontesse a guerra da Koréia,em 1953 dividi-se a Koréia, Devido a isto as artes marciais foram interrompidas, em setembro de 1953. Ao obter sua independência a Koréia, com um forte desejo nacionalista, um o novo governo achou por melhor proibir toda as artes marciais e escolas com técnicas oriundas do Japão e da China. Mas muitos destes Mestres e Professores se misturaram com outros Mestre que continuavam o treinamentos na Koréia, e progressivamente abriram varias escolas (Kwans) de artes marciais, de outros estilos,e que estavam sobe o comando da "Moo Duk Kwan" e eram comandadas por Kwan Ja Nim Hwang Kee .Havia na verdade 5 escolas estabelecidas que tinha o dever e objetivo de manter as técnicas de chutar e socar. Estas escolas foram chamadas "de Geh Khan ou Dojang" (1945-1950) antes da guerra da Koréia, a Moo Duk Kwan era a escola de mais influência, e a maior organização dentro da Coreia e dos Estados Unidos. A força da Moo Duk Kwan teve berço no aspecto científico da arte e do desenvolvimento,filosófico,cultural marcial.Em 1953 começa a florescer as artes marciais Koreanas.Em 1957 é publicada por ordem do general Choi Hong Hee,um decreto onde obriga aos Mestre e Escolas (kwans) a adequar e aderirem a um só nome e técnica praticada na Koréia, Tae Soo.
O ano de (1957) teve importante significado para o Kwan Ja Nim Hwang Kee e sua arte marcial, naquele ano ele descobriu MOO YEI DOBO TONG JI, que era documento histórico mas importante e valioso com técnicas de Arte marcial, Moo Dobo Tong Ji esta publicação tinha aproximadamente 300 anos, este era o único livro de Arte marcial com antigas técnicas,de aproximadamente 2.000 anos. Em maio de 1961 começa conflitos e perseguições políticas que duram 30 anos ,fazendo assim com que a Moo Duk Kwan, fique marginalizada. Com a volta do Governo militar teve um impacto negativo imediato na vida do Kwan Já Nim Hwang Kee e da Moo Duk Kwan,O Governo e seus generais, cometiam os mesmos erros , que o Governo Japonês,perseguindo, e obrigando aos Mestres Koreanos, a aderirem a Nova arte marcial com o nome de Tae Soo,com isto reduziu drasticamente a influência da Môo Duk Kwan, e do Tangsoodô. Que para aquele governo era uma grande ameaça.Em janeiro 1964 cria-se Associação Koreana de Tae Soo.No ano seguinte a Associação de Tae Soo muda seu nome "para Associação Koreana de Tae Kwon Dô.
Durante este ano de (1964) havia discussões e os movimentos para o unificação do "TangSooDô" e o "Tae KwonDô" encabeçada por um grupo de Mestres de TaekwonDô dirigido pelo General Choi Hong Hee. Kwan Jan Nim Hwang Kee aceitava as discussões para a unificação, e achava possível contanto que fossem cumpridos o critério da justiça para ambos os grupos, após incansáveis números de reuniões e discussões, decidiu-se não estar de acordo com a unificação, suas razões eram porque o Tang Sôo Dô era a arte Marcial Koreana verdadeiramente tradicional.
O Kwan Jan Nim Hwang Kee pensou em sua responsabilidade que era manter as técnicas originais e passar a Moo Duk Kwan como foi desenvolvida pelas gerações passadas,e continuar a ensinar as gerações futuras,de modo que ele e todo o povo Koreano sentisse orgulho desta poderosa e nobre Arte Marcial. Como resultado da falha de tentativa de unificação do Tangssodô, e do Taekwondô, um movimento dos Mestres de Tae Kwon Dô ,sobe o comando do General Choi Hong Hee fazem pressões políticas, usando muitas táticas injustas para confundir muitos instrutores da Moo Duk Kwan. Pouco a pouco a disciplina da Môo Duk Kwan partiu em desgraça, graças as influências políticas dos Mestres de Taekwondô, a comando do General Choi Hong Hee.Os membros foram afastados,perseguidos e obrigados a mudarem o nome para Tae Kwon Dô,Ai Começa a Mais uma enganação da política Koreana, e a traição de alguns membros da Môo Duk Kwan, e de Mestres de Taekwondô;Coloca-se o Nome Taekwondô Môo Duk Kwan, mas na verdade a Técnica não se fazia mais original,os membros traidores e dissidentes da Môo Duk Kwan haviam levado apenas o uniforme tradicional da Môo Duk Kwan, e deixado para trás as técnicas originais,se aderindo aos novos movimentos,não originais.
O Kwan Jan Nim Hwang Kee se manteve firme a frente da organização durante esta perseguições políticas, porque sábio como era tinha uma visão futurista, e acreditava na importância, e o valor extremos de se conservar esta arte marcial e sua técnicas milenares, e sabia também que mais tarde estas artes koreanas obteriam grande reconhecimento do mundo ocidental , e das Autoridades locais. Houve tentativas de se destruir o BU KWAN YEOK (o livro Record ) para apagar os arquivos da disciplina e técnicas da Moo Duk Kwan mas não conseguiram obter êxito. Este livro foi criado por Kwan Jan Nim Hwang Kee quando seu primeiro estudante graduou ;O sr. Kim Um Chong que foi reconhecido como o primeiro graduado da Moo Duk Kwan. Em novembro de 1965 Kwan Jan Nim Hwang Kee é reconhecido pelas autoridades,devido a sua teimosia, e insitência, em conservar seu método de arte marcial, e passa a ser legal e conserva à Associação,mas continua a longa e dificil batalha. Em 1966 à corte suprema da ao kwan Jan Nim o direito de fazer a divulgação da MooDuk Kwan e do Tangsoodô para outros países,Começa então uma nova jornada e desafios para o Tangsoodô, e os países escolhidos foram: Os Estados Unidos,Grecia, Grâ Bretanha,França,Bélgica,Alemanha,Itália,Suíça,Holanda,Porto Rico,Argentina,Malasia, Austrália,Brunei, México.O Tangsoodo,segue cruzando fronteiras, e se fortalencendo cada dia mais pelo mundo. Para o Kwan Jan Nim Hwang Kee não era problema que outras organizações tivessem conexão com Môo Duk Kwan,Apenas dizia que ouvesse uma única e verdadeira Môo Duk Kwan.

[editar] Técnicas de combate no tangsudo

[editar] Posturas

Há muitas posturas no tangsudo. Alguns são básicos, por exemplo "a postura de preparação"; os outros requerem mais equilíbrio, tal como "a postura em um pé" ou "a postura de o guindaste".

[editar] Técnicas básicas

As técnicas básicas são simples. Os estudantes aprendem todas as técnicas básicas (as defesas, os golpes, os golpes de pé). No "dojang" (escolas do tangsudo, ou local de treino), a "arte" é enfatizada, não somente o combate. As técnicas da mão envolvem entre outros, uma variedade das técnicas de punho e de "faca da mão". Cada um deles tem uma forma e uma aplicação corretas, e são usados para bloquear e atacar. O tangsudo é a arte marcial que coloca muita ênfase em técnicas de pés e em flexibilidade, porém não tanto como o Tae Kwon Do. Eles também são usados para tanto bloquear como atacar.

[editar] Treinamento de tangsudo

No método tradicional, o estudante deve aprender os fundamentos antes de tudo, mais tarde pratica o combate de um passo e o combate de três passos. O combate de um passo ensina como concentrar, mas o combate de três passos ensina como avançar e recuar, assim como como usar a melhor distância. Juntos, dão a confiança que o estudante necessita para bloquear e atacar com sucesso no combate livre.

[editar] Treinamento mental

Os mestres dão grande impotância aos Princípios e Credo de Tangsudo; os estudantes aprendem disciplina e respeito. A autoconfiança, a concentração e o controle também são sublinhados, porque são aspectos importantes da vida diária.

[editar] Prática das bases (kibon)

Os estudantes praticam as técnicas básicas em posições estáticas, avançando ou recuando. Isto ajuda a compreender a dinâmica de um movimento e isto refina a técnica pela repetição. As bases ensinam o estudante o bom equilíbrio e a boa postura.

[editar] Formas (hyung)

As formas são as sequências predeterminadas das técnicas básicas. Algumas das formas no tangsudo são derivadas dos vários estilos de artes marciais chinesas, enquanto que outras são versões de kata (forma) de karatê. Os hyungs mostram a aplicação de todas as técnicas básicas numa variedade de situações. A forma é considerada como se o executor da forma defende-se contra muitos inimigos. Os hyung são os modelos regulados de técnicas que os estudantes praticam em todos os níveis. O estudo das formas aumenta as capacidades da compreensão e memorização. As formas moldam técnicas básicas e ensinam a estratégia, as tácticas, a sincronização e o equilíbrio. Conforme o progresso do estudante, os hyong tornam-se mais complexos e desafiadores. As formas são uma parte do treinamento do tangsudo e podem ser praticadas quase em qualquer lugar.

[editar] Combate (daeryeon)

O combate dá a possibilidade usar livremente todas as técnicas de encontro a um ou diverso oponente. O autocontrolo é importante. O momento correcto, a posição e os métodos adequados de começar através das defesas de um oponente também são praticados. Embora os capacetes enchidos, as luvas e as botas sejam disponíveis a regra evitar o contacto é respeitado.

[editar] Combate de um passo (hanbon-daeryeon)

Este exercício deixa praticar as técnicas de auto-defesa contra um ataque sabido numa maneira controlada. O objetivo é o desenvolvimento de respostas automáticas a certa situação. Permitem aprender distância correta e sincronização, que são dois fatores cruciais num combate real. Isto é uma maneira de praticar que é muito controlada, segura, e sem contato.

[editar] Combate livre (jayu-daeryeon)

O combate livre permite praticar as técnicas contra o outro num ambiente controlado. O objetivo é praticar defender se numa situação desconhecida. A segurança é realçada em todas vezes. Na aproximação tradicional, a necessidade de estudante não golpe um saco pesado para aumentar o poder dos seus golpes e para preparar-se para combate livre. Isso é porque os estudantes praticam controle, não contato. Os estudantes param seus golpes perto de o alvo. Então, se num combate real que eles decidem bater no alvo, eles podem fazê-lo facilmente.
De acordo com a teoria tradicional, se o estudante faz contacto constantemente, será difícil controlar as suas técnicas quando necessita. Mas se pratica sempre o controlo, pode facilmente escolher golpear quando necessita. Se o estudante faz constantement contacto durante o combate livre, sua mente tornar-se-á selvagem. Mas se o estudante pratica o combate controlado, sua mente tornar-se-á mais controlada. Ambos os estados de mente podem espalhar sobre sua vida fora da classe. Porque o contacto cheio é proibido, os estudantes não têm nenhuma necessidade usar almofadas protetoras resistentes. A utilização das luvas de boxe e os protectores almofadas de pé indu-los golpear fortemente. E quando golpeiam levando este tipo da almofada, não sentem se a sua técnica é correcta. Para evitar este problema, os mestres tradicionais devem optar para as almofadas leves nos punhos e nos peitos do pé. Bastam prevenir ferida quando o contato acidentalmente ocorre.
De acordo com a aproximação moderna, o combate livre assemelha-se ao combate no kick-boxing. Os estudantes usam luvas de boxe, protetores dos pés, e protetores da cabeça.
Se o combate livre for orientados para a competicão ou o combate na rua, o estudante deve fazer um grande esforço melhorar sua resistência. É uma razão que o estudante necessita ter boas fundações e boas qualificações de combate de um passo e três passos; desenvolvem a resistência do estudante. Não acontecerá imediatamente; toma geralmente dois ou três meses para construir a resistência. A importante parte é respiração adequada. O estudante deve respirar à justo tempo quando golpeia e bloqueia. Se o estudante para sua respiração quando faz uma técnica, pode ainda fazer a técnica, mas tornar-se-á gradualmente cansado como o tempo passa. Finalmente perderá a sua capacidade de continuar. Por outro lado, cada vez que inala e exala correctamente, estende a quantidade de tempos quando pode continuar a combater.

[editar] Treinamento de auto-defesa (hosinsul)

Esta actividade ensina um estudante como defender-se contra agarramentos, contra preensões e contra chaves (fechamentos). Contem também como tratar das situações onde é necessário defender-se sem estar a causar prejuízos permanentes ao atacante e o uso de pontos de pressão. O jayu-daeryeon é perfeito para melhorar a capacidade de auto-defesa. O estudante pode combinar todas as técnicas: os golpes de pé, os golpes de punho, os golpes ao pé, e as inversões, as desmontes, e derrotas.

[editar] Quebrar das tábuas (kyokpa)

Quebrar das tábuas é uma atividade favorita de muitos estudantes e espectadores. Quebrar mostra o nível das técnicas dos estudantes e ajuda compreender qual efeito suas técnicas ter num alvo. É usado durante provas promocionais e segurança é sublinhada em todas vezes. Esta atividade ensina concentrar, focalizar a mente e concentrar corretamente na técnica. Isto também ajuda os estudantes passar suas barreiras mentais, e melhora sua confiança.