mais artes marciais orientais

Filipinas

Eskrima

Eskrima , escrima ou escryma se refere às artes marciais filipinas (em inglês: filipino martial arts - FMA) que tem ênfase no treino de luta com armas (principalmente bastão, espada e faca), e também ensinam habilidades de luta à mão vazia, que são essenciais num combate em que seu oponente esteja armado e você desarmado.

Índice

[esconder]

[editar] Terminologia

Outros termos também comumente utilizados para se referir a esta arte são kali e arnis de mano (lit. chicote com as mãos). Eskrima e arnis estão entre os muitos termos utilizados nas Filipinas para se referir a esta arte.
O nome kali, apesar de ser bastante empregado nos Estados Unidos e na Europa, é raramente utilizado nas Filipinas, e em muitos casos é uma palavra desconhecida. No entanto, devido à popularidade desse termo fora das Filipinas, e à influência de praticantes estrangeiros, o termo kali está cada vez mais sendo reconhecido e aceito nas Filipinas. O termo kalis, utilizado nas Filipinas, significa espada. É comum o erro de achar que kalis e kali são sinônimos ou derivados (nota: o "s" ao final de uma palavra não é usado nas línguas e dialetos filipinos para indicar plural). Enfim, em qualquer que seja o caso, eskrima, arnis, arnis de mano, kali e FMA referenciam a uma mesma família de artes marciais filipinas baseadas em treino com armas.
Eskrimador ou kalista (como alguns praticantes costumam se referir a si mesmos) é o praticante de eskrima, enquanto arnisador é o termo utilizado para se referir a praticantes da variante arnis.

[editar] Técnicas

O ensino das técnicas básicas em FMA é tradicionalmente simplificado. Com um tempo limitado para ensinar, somente as técnicas que se provaram eficazes em batalha e que podiam ser ensinadas em massa sobreviveram ao tempo. Isto permitiu que habitantes de vilas, que geralmente não eram soldados, se protegessem de outras vilas, bem como de invasores estrangeiros. A filosofia da simplicidade persiste até hoje, e é a base das artes marciais filipinas.

Devido a essa metodologia, as FMA são erroneamente consideradas artes de luta "simples". No entanto, esta simplicidade refere-se somente a sua sistemática, não a sua eficácia. Ao contrário, por trás dessas técnicas básicas, reside uma estrutura bastante complexa e refinada de técnicas, as quais leva-se anos para dominar completamente.
Praticantes dessas artes são notadamente reconhecidos por sua habilidade em lutar com armas ou desarmados intercaladamente. A maior parte dos sistemas de eskrima incluem lutas com uma grande variedade de armas, combates em pé (panantukan, pananjakman, suntukan, sikaran, tadyakan/tadiyakan), chaves e projeções (dumog), e quaisquer outras técnicas necessárias para complementar o treino de um guerreiro nos velhos tempos das lutas tribais. Talvez, o único grande campo ao qual não foi dada a devida atenção, tanto no passado, quanto atualmente, seja o das lutas em cooperação. Existia um sistema filipino de primeiros socorros, cura e medicina herbal que era tradicionalmente ensinado paralelamente à eskrima, mas desapareceu com o passar dos anos.
Na maioria dos sistemas, técnicas armadas e desarmadas são desenvolvidas paralelamente, por meio de um sistema de treinamento projetado para desenvolver seus aspectos comuns. As variações mais comuns são a do bastão simples (solo baston), a de dois bastões (double baston), e a de espada/bastão e faca. Alguns sistemas são conhecidos por se especializarem em outras armas, como o chicote e o cajado.
De todas as armas citadas anteriormente, algumas delas possuem variações exclusivas para serem utilizadas na prática da eskrima, tais como a kerambit, o barung e o canivete butterfly, um tipo de faca muito peculiar, que passou a ser característico da eskrima moderna.
O rattan, madeira derivada do bambu, muito facilmente encontrado nas Filipinas, é o material mais utilizado na fabricação de bastões e varas de treino. São resistentes e têm boa durabilidade, leves, e com boa resistência ao fogo. São quebrados somente sob situações extremas, e não soltam lascas como outras madeiras, sendo assim ferramentas seguras de treino. Este aspecto também os tornam úteis na defesa contra lâminas. Kamagong (ironwood) é um material utilizado em menor escala, mas não para sparring, uma vez que é denso o suficiente para causar grandes danos aos praticantes.
Tradicionalmente, o sparring não inclui contato com o corpo. Para treinos com contato, recomenda-se o uso de equipamento de segurança, dado o grau de dano que um ataque com arma (bastão, cajado, etc) pode causar.

[editar] Sistemas

Existem mais de cem sistemas diferentes de eskrima, muitos dos quais remetem às origens de uma tribo ou região, e podem ser classificados em três grupos principais:
  • Os estilos da região norte das Filipinas
  • Os estilos da região sul das Filipinas
  • Os estilos da região central das Filipinas
Alguns dos mais conhecidos estilos nas Filipinas são:
  • Eskrima são miguel
  • Doce pares
  • Balintawak
  • Arnis moderno
  • Kalis illustrisimo ou bakbakan
  • Eskrima águia negra
  • Kali-silat ("kali" - palavra de origem filipina e "silat" - palavra de origem indonésia).
Nos Estados Unidos os mais populares são:
  • Sayoc kali
  • Sina-tirsia-wali
  • Eskrima serrada
  • Eskrima lameco
  • Dog brothers martial art
  • Pekiti-tirsia
No Brasil, os mais difundidos são:
  • Arnis maharlika - É ensinado desde 1976 pelo Punong Guro Herbert "Dada" Inocalla, que em conjunto com seu irmão Datu Shishir Inocalla, desenvolve um trabalho de resgate e utilização do arnis como terapia marcial filipina.
  • Kali silat ou sina-tirsia-wali - Criado pelo norte-americano Paul Greg Alland, primeiro ocidental a ganhar o Philippines World Escrima Tournament. O estilo foi trazido ao Brasil pelas mãos de Paulo Albuquerque, hoje o aluno mais graduado de Greg na América Latina, que a anos vem lutando pela sua disseminação, assim como das artes marciais malais em geral, no Brasil. Dentre as suas vitórias podemos assinalar a criação de torneios anuais de Kali, Escrima e Arnis no Rio de Janeiro, e a criação de uma Federação Brasileira de Kali reconhecida internacionalmente.

[editar] As Ilhas Filipinas

As ilhas Filipinas são um imenso arquipélago com 7107 ilhas. São localidades belíssimas, com grandes paisagens naturais, principalmente praias.
Séculos antes do nascimento de Cristo, as tribos existentes guerreavam entre si sem nenhum tipo de norma, sempre buscando a morte do inimigo. Como nesta região existem metais em profusão, praticamente todos andavam armados com lâminas. Os meninos, ao se tornarem homens, recebiam uma grande faca, geralmente uma kris (arma de lâmina ondulada), para proteger a família e a tribo.
Neste ambiente inóspito, no qual os filipinos não tinham ainda senso de nação, os espanhóis foram conquistando aos poucos, pelo famoso método romano de "dividir e conquistar". Porém, depois que as ilhas foram batizadas de Ilhas Filipinas, em homenagem ao rei Felipe da Espanha, o senso de nacionalismo começou a crescer, e as técnicas mortais de combate com lâminas – contando com séculos de desenvolvimento – começaram a ser utilizadas pelos combatentes revolucionários.
Durante séculos, os filipinos foram proibidos de usar espadas e facões, e por isso treinavam com bastões de rattan (um material semelhante a um bambu), e faziam anotações das estratégias e táticas nas paredes, usando o alfabeto Alibata (alfabeto antigo na língua Tagalog). Além disso, observando o treinamento dos espanhóis com armas, aprenderam suas técnicas, e somando-as aos movimentos nativos do kali, criaram um conjunto de técnicas, tácticas e estratégias ainda mais eficaz e letal para conflitos de vida ou morte. As técnicas originais do Kali, mano y daga, entre outras, foram somadas e adaptadas à estratégia espada e adaga dos espanhóis e as noções de ângulos de ataque.
Esta filosofia de aprender com os demais povos, mastigar, aperfeiçoar e fazer a técnica única é uma das características que torna o Arnis uma arte flexível, perigosa e versátil, ao apresentar técnicas para todos tipos de situações, e simplicidade, ao depurar técnicas ineficientes e oferecer apenas o que é absolutamente essencial.

[editar] História

Como acontece com muitas artes marciais, a história da eskrima é cercada de lendas, tornando difícil traçar seus fatos. E no caso da eskrima, isto é especialmente verdade. Por ser de domínio público, a maior parte de seus praticantes não possuía escolaridade para fazer uma história escrita, ou seja, boa parte da história era transmitida de forma falada. A confusão aumenta mais ainda pelo fato de existirem diversos sistemas diferentes de luta chamados pelo mesmo nome: eskrima (ou arnis de mano). A explicação mais comumente aceita para a origem da eskrima é a de que se trata de um conjunto de sistemas de lutas, utilizados por cada tribo filipina para lutar e se proteger umas das outras.
No entanto, registros históricos contam que quando os conquistadores espanhóis invadiram o arquipélago das Filipinas no início do século XVI, algumas tribos os combateram, usando armas e técnicas nativas. O invasor português a serviço da coroa espanhola Fernão de Magalhães queimou casas e tentou escravizar o povo da pequena Ilha Mactan, onde hoje é a provincia de Cebu, algumas centenas de kilômetros ao sul de Manila e foi morto na Batalha de Mactan, em 27 de Abril de 1521, pelas forças do chefe tribal de Mactan, Lapu-Lapu, o qual segundo historiadores, era um mestre na antiga arte do kali. Diferente do que se promove por eskrimadores, Magalhães foi não decapitado por Lapu-Lapu, ele foi morto por uma flecha durante a batalha.
A partir desse ponto, há uma divergência com relação à história da eskrima. Nesse período histórico, os espanhóis eram experientes conquistadores, e possuíam seus próprios sistemas de luta, sem contar superioridade bélica e metalúrgica. O grau em que isto afetou a prática das artes de luta nativas é uma questão para ser debatida, mas é fato que os filipinos tomaram emprestado algumas técnicas, como a técnica de esgrima espanhola com espada e adaga, que os filipinos adaptaram ao uso com dois bastões: um longo e um curto, técnica essa chamada de espada y daga.
Para muitos, a eskrima teria sofrido influência não só dos espanhóis, mas também dos aborígenes de Taiwan e de Bornéu, que mantinham contato com os indígenas filipinos - teoria essa que fica evidente a partir de lendas orais e das semelhanças entre os seus estilos de combate - e que também teria evoluido de artes marciais indianas, bem como de outras artes marciais tal como o malaio tjakalele e o silat, que foram levadas para as Filipinas por habitantes da Indonésia e da Malásia nas migrações separadas que fizeram para as Filipinas. Portanto existe a possibilidade de que os sistemas de luta filipinos tenham suas raízes históricas em artes marciais indonésias, que por sua vez foram influenciadas pelas artes chinesas, como é o caso do kun tao (literalmente "caminho do punho"), que tem suas raízes vinculadas ao ch'uan fa (palavra genérica para o que é conhecido no Ocidente como "kung fu"). Outros sistemas com movimentos similares aos das artes filipinas também têm suas raízes no ch'uan fa. Existe, inclusive, relatos de formas com dois bastões em ch'uan fa e tai chi chuan. Outra arte chinesa de grande influência ao kali, em especial a luta desarmada panantukan, é o wing chun. Essas influências chinesas, contudo, não têm ligação direta com os traços sócio-político-culturais das Filipinas dos dias de hoje.
Outros acreditam que, por serem as FMA baseadas em armas, suas raízes e desenvolvimento foram independentes da maioria dos sistemas de luta desarmados. Na verdade, é dito que as inevitáveis similaridades são devido aos tipos de armas utilizados tanto nas artes marciais filipinas, quanto indonésias, quanto chinesas. Alguns exercícios, ou movimentos de mão, similares aos das artes chinesas e indonésias, segundo alguns grupos de eskrima, só foram introduzidos recentemente, o que é menos aparente em sistemas mais tradicionais.
Apesar da turbulência e da polêmica que cercam a história da eskrima, o ambiente das Filipinas permitiu que essa arte se desenvolvesse para se tornar uma eficiente arte marcial. Enquanto em sistemas tradicionais a forma de ensino mais comum de transmissão dessa arte fosse informalmente entre as gerações de uma tribo, sistemas mais modernos, apesar das críticas tradicionais, criaram métodos mais simplistas de ensino. A despeito da metodologia de ensino, essas artes são considerada fáceis de aprender com a prática.
Israelitas

Krav magá

Krav magá (em hebraico: קרב מגע, "combate próximo/de contato") é um sistema de combate corpo a corpo eclético, desenvolvido em Israel, que envolve técnicas de luta, agarramento e golpeamento.[2][3] O krav magá é derivado de habilidades de briga de rua, desenvolvidas por Imi Lichtenfeld, que fez uso de seu treinamento como boxeador e lutador profissional, como um modo de defender o quarteirão Judeu durante o período de ativismo anti-semita em Bratislava [4] da metade ao fim de 1930. No fim de 1940, após sua imigração para Israel, ele começou a fornecer treinamento em combate corpo-a-corpo para o que se tornaria as Forças de Defesa de Israel, desenvolvendo as técnicas que se tornaram conhecidas como krav magá. Desde então ele tem sido aperfeiçoado para ambas aplicações, civis e militares. Alguns aperfeiçoamentos incluem, mas não se limitam a, incorporação de elementos de artes marciais asiáticas tradicionais.
Sua filosofia enfatiza a neutralização de ameaças, manobras de defesa e ataque simultâneos, e agressão.[5] O krav magá é utilizado pelas Forças Especiais de Defesa de Israel e várias variações intimamente relacionadas foram desenvolvidas e adotadas por organizações de imposição da lei e de inteligência, como Mossad, Shabak, FBI, unidades SWAT do departamento de polícia de Nova Iorque[6] e forças de operações especiais dos Estados Unidos. Existem várias organizações ensinando krav magá internacionalmente;[7][8][9] o krav magá não é considerado um desporto, já que não possui regras. Todos os golpes são permitidos e treinados por forma a ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência do modo mais rápida e eficazmente possível.

Índice

[esconder]

[editar] Etimologia

O nome em hebraico significa "combate corpo-a-corpo". Krav (em hebraico: קרב) significa "combate" e Magá (em hebraico: מגע) significa "contato" ou "toque".[10][11][12]

[editar] Princípios básicos

Aula em escola de soldados paraquedistas. Israel, 1955
Não há regras para a prática do krav magá. Homens e mulheres recebem o mesmo treinamento.[13][14] O krav magá não possui uma federação esportiva oficial, também não há uniformes oficiais ou adornos, embora algumas organizações reconheçam o progresso pelo treinamento com divisas de categoria, níveis diferentes, e faixas. [15][16]
Geralmente, não há regras no krav magá como uma técnica de defesa pessoal, que não é regulamentada, mas utilizada para manter o utilizador a salvo e incapacitar qualquer ameaça utilizando todos meios disponíveis. Os princípios gerais incluem: [2]
  • Contra-atacar assim que possível (ou atacar preventivamente)
  • Focar ataques nas áreas mais vulneráveis do corpo, como olhos, mandíbula, garganta, virilha, joelhos, etc.
  • Neutralizar o oponente o mais rápido possível, respondendo com um fluxo contínuo de contra-ataques, e, se necessário, abater/aleijar.
  • Manter consciência dos arredores enquanto lida com a ameaça para perceber rotas de fuga, mais ameaças, objetos úteis para defesa e ataque e assim por diante.
O treinamento básico mistura exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Almofadas protetoras e outros equipamentos de proteção pessoal podem ser utilizados durante o treinamento inicial. Cenários são utilizados para treinar pessoas para situações típicas encontradas no patrulhamento por ruas ou em situações de combate. Estes cenários ensinam os estudantes a ignorar distrações.[17] Outros métodos de treinamento para aumentar o realismo incluem o uso de vendas ou exercitar os alunos até a quase exaustão antes de lidar com ataques simulados, além de treinamentos em ambientes externos, em locais variados, em situações incapacitantes ou restritivas.
O treinamento também cobre o reconhecimento da situação para que o aluno desenvolva uma compreensão de seus arredores, e de circunstâncias antes da ocorrência de um ataque. Ele também pode tratar de modos para se lidar com situações possivelmente violentas, e métodos verbais e físicos para evitar a violência sempre que possível.

[editar] História

[editar] Emrich "Imi" Lichtenfeld

Imi e Yaron
O KravMagá é resultado da vivência de Imi Lichtenfeld, também conhecido como Imi Sde-Or (Sde-Or - "Campo de Luz" - um calco semântico do seu sobrenome para o Hebraico) em diversos combates [18]. Primeiro ele ensinou seu sistema de luta em Bratislava para ajudar a proteger a comunidade Judaica local da milicia nazista. Ao chegar no Mandato Britânico da Palestina, Imi começou a ensinar Kapap para os Haganah, o exército Judaico clandestino.
Com o estabelecimento do Estado de Israel em 1948, Imi se tornou o Instrutor Chefe de Condicionamento Físico e Defesa Pessoal na Escola de Aptidão ao Combate das Forças de Defesa de Israel (IDF). Ele serviu na IDF por 15 anos, durante este tempo continuou a desenvolver e refinar o seu método de combate corpo-a-corpo.[12]
Em 1964 ele saiu do serviço militar, mas continuou a supervisionar a instrução de krav magá em ambos contextos, militares e imposição da lei, além disso, trabalhou incassavelmente para refinar, aperfeiçoar e adaptar o krav magá para atender necessidades civis.[19]
Os primeiros alunos de Imi a receberem a faixa preta 1º Dan foram: Eli Avikzar, Rafi Elgarisi, Haim Zut, Shmuel Kurzviel, Haim Hakani, Shlomo Avisira, Vicktor Bracha, Yaron Lichtenstein, Avner Hazan e Miki Asulin.[20]
Em 1978, Imi fundou a Associação Isralense de Krav Magá, sem fins lucrativos, com vários instrutores experientes.[12] Ele morreu em janeiro de 1998 em Netanya, Israel.[21]

[editar] Expansão aos Estados Unidos

Até 1980, todos os especialistas em krav magá viveram em Israel e treinaram na Associação Israelense de Krav Magá. Aquele ano marca o começo do contato entre especialistas israelenses de krav magá e estudantes interessados, nos Estados Unidos. Em 1981, um grupo de seis instrutores de krav magá viajaram para os EUA para demonstrar o seu sistema, primeiro para Centros Comunitários Judaicos locais. O escritório de campo de Nova Iorque do FBI e o Principal Centro de Treinamento do FBI em Quantico, Virginia presenciou as demonstrações e expressou interesse. O resultado foi uma visita de 22 pessoas dos EUA a Israel durante o verão de 1981 para receber um curso básico de instrutor de krav magá. Os graduados deste curso retornaram aos EUA e começaram a estabelecer instalações de treinamento em suas áreas locais. Estudantes # suplementares viajaram a Israel em 1984 e novamente em 1986 para se tornar instrutores. Ao mesmo tempo, instutores de Israel continuaram visitando os EUA. Treinamentos para imposição da lei nos EUA começaram em 1985.[22]
Atualmente o krav magá é ensinado como uma técnica primária de combate corpo-a-corpo nos Departamentos de Polícia estadunidenses. Ele serve como treinamento rápido e efetivo - mas é geralmente ineficiente se o oponente possui treinamento similar, se também foi aprendido rapidamente. Em uma competição entre krav magá e outras formas de arte marcial, o lutador mais bem treinado provavelmente irá ganhar, independentemente da forma ou técnica utilizada.

[editar] Expansão para a América do Sul e Brasil

Em 18 de Janeiro de 1990, Kobi Lichtenstein chegou ao Brasil, com o objetivo de introduzir o Krav magá na América do Sul. Kobi afirma que recebeu tal responsabilidade diretamente de Imi Lichtenfeld.[23][24]
Em 28 de maio de 2010, durante os eventos da comemoração dos 100 anos do nascimento de Imi, a Federação Sul Americana de Krav Magá (FSAKM) organizou, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a maior aula de defesa pessoal do mundo. O evento foi auditado e registrado pelo Guiness World Records. Compareceram 2.212 pessoas, que receberam instruções do Mestre Kobi Lichtenstein em um palco montado na praia. O evento também serviu para comemorar os 20 anos da introdução do krav magá no Brasil. [25]

[editar] Expansão para a África do Sul

Nos últimos dois anos, uma nova companhia de krav magá se instalou na África do Sul. O treinamento é constituído principalmente de treinamento civil, embora eles treinem para se preparar para se unir a unidades militares.


[editar] A luta

A concepção do krav magá revela um caminho que permite qualquer um exercer o direito à vida, mesmo no cenário violento que nos rodeia. É a única luta não reconhecida mundialmente como arte marcial. [26] Não há regras ou competições, pois sua técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostra ao cidadão comum como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. Com origem militar, sua aplicação nas forças de segurança já foi adotada por corporações do mundo inteiro por sua eficiência em combate.
Os princípios utilizados na luta são:
  • Ser o mais rápido;
  • Manter o peso na área de contato com o alvo;
  • Atingir os pontos críticos do corpo;
  • Evitar ser atingido;
  • Usar objetos ou ferramentas que estão por perto;
  • Alternar de defesa para ataque rapidamente;
  • Usar os reflexos naturais do corpo;
  • Neutralizar o alvo;
  • Ser objetivo (exemplo: se queremos fugir, fugimos; se queremos bater, batemos).
A ideia básica é tratar da ameaça imediata (um estrangulamento, por exemplo), prevenir que o agressor possa voltar a atacar, neutralizar o agressor, proceder todos os passos de maneira simples e eficaz. Ter em conta tirar vantagem da iniciativa do agressor o mais rápido possível. O krav magá geralmente assume uma posição em que se tenta infligir ou defletir o máximo de dor no oponente. Genitais, olhos, e outras zonas de "golpes baixos" são enfatizadas, tal como outros golpes em que se maximize o dano ao adversário. É utilizado o peso do corpo para se atacar (aproximadamente 2/3 do total). É claramente aceitável fugir da situação de conflito (retirada tática), se a situação nos obrigar a isso. O krav magá pode ser utilizado contra oponentes armados de várias maneiras ou contra vários adversários. É também um método de defesa muito eficaz em ambientes fechados (como um avião, por exemplo).

[editar] Técnicas

É de se fazer notar que, embora muitas técnicas utilizadas no krav magá sejam partilhadas e similares a outras artes de combate tais como o Boxe ou Muay Thai (nos movimentos de punhos e técnicas de pernas) ou o Jiu-Jitsu (para as técnicas de chaves, torções, e desarmamentos), o treino e objetivos são bastante diferentes, onde aumentamos a dificuldade e o stress nos piores tipos de situações (contra vários oponentes, contra a parede, enquanto se protege alguém, sem a utilização de um braço, quando tontos, contra agressores armados...).
Mais ainda, o fato de não haver regras conduz a um tipo diferente de mecanismo de reflexos (proteção da nossa zona genital e dos nossos olhos, por exemplo). O objetivo é ultrapassar rapidamente a situação. O treino enfatiza a prática na realidade em situações possíveis de ocorrer nos dias atuais. É colocada muita atenção em fatores como a resistência, a velocidade explosiva e a concentração. É comum desenvolver treinos com vários fatores externos propícios a causar distrações, para que o aluno se abstraia de tudo o que é irrelevante e se concentre na ameaça.
Um argumento muito usado pelos detratores do krav magá é o fato de um praticante norte-americano, Sam Sade, ter sido nocauteado em um torneio de vale-tudo por Ryan Delorenzo, adepto de uma outra técnica de luta. O resultado desse único confronto teoricamente comprovaria a inferioridade do krav magá em relação a outras técnicas de combate. Além da óbvia carência de mais fontes, o principal equívoco desse argumento baseia-se no fato de que, nos torneios de vale tudo, ao contrário do que o nome possa sugerir, proíbem-se ataques a pontos vitais do adversário (genitais, olhos, garganta, etc.) e certos golpes considerados perigosos, como mordidas, cabeçadas e cotoveladas (dependendo da competição), muito utilizados nas técnicas do krav magá para neutralizar a agressão em curso.
Em 2004, em uma entrevista ao Programa do Jô, da Rede Globo, mestre Kobi Lichtenstein contou uma situação real de assalto em um ônibus, onde o mesmo se encontrava, no Rio de Janeiro, na qual ele reagiu, conseguiu se defender, desarmou os agressores e, em seguida, os jogou para fora do veículo, demonstrando a eficácia da arte em circunstâncias de perigo do dia-a-dia.
Mesmo que nos treinamentos grande parte da aplicação de golpes seja simulada (sem contato), pratica-se exaustivamente sparring de contato completo.

[editar] Utilização atual

David Kahn ensina técnicas de combate em krav magá a fuzileiros navais dos EUA. Iwakuni, Japão, 28 de Outubro de 2009.
Todos soldados das Forças de Defesa da Israel, incluindo todas Unidades de Forças Especiais Israelenses[27], aprendem krav magá como parte de seu treinamento básico, embora a maioria dos alunos que não fazem parte das Forças Especiais gastem menos tempo treinando krav magá, até uma semana de treinamento, durante algumas horas por dia.[28] Além do mais, o krav magá é o sistema tático defensivo usado para treinar a Polícia de Israel,[29] Inteligência de Israeli e todas Divisões de Segurança.[30] Krav Maga também é ensinado a civis, militares, agências de imposição da lei e agências de segurança ao redor do mundo. O exército sueco utiliza krav magá # ligeiramente no treinamento de combate corpo-a-corpo para guerras urbanas. A Federação Internacional de krav magá em Netanya, fora de Israel treina alguns dos melhores guarda-costas do mundo, que utilizam krav magá como uma arte de combate comercial, já que ela inclui vários exercícios para evacuar pessoas importantes através de uma multidão hostil. Além disso, as táticas para executar vários oponentes rapidamente é vital para agentes de proteção pessoal. [31][32]

[editar] Sucessão e liderança

Há inúmeras organizações ao redor do mundo ensinando krav magá ou variantes. Desde a morte de seu fundador, diferenças têm aparecido, com alegações concorrentes de descendência. Algumas organizações[33] e indivíduos alegam ser a única descendência, enquanto outras argumentam que o krav magá é uma arte "aberta", que não deve ser propriedade de nenhuma pessoa ou grupo.[34]
Apesar das tentativas sucessivas de registrar comercialmente o uso de krav magá, não há um instrutor ou organização oficial.[35]
Percebe-se que a sucessão de Imi é controversa e alguns praticantes clamam para si o título de grão-mestre de krav magá, o que acaba sendo aceito apenas dentro das próprias organizações a que estão associados.
O atual Presidente da Israeli Krav Maga Association em Israel [www.kravmagaisraeli.com www.kravmagaisraeli.com] (em inglês e em hebraico) , Haim Gidon, afirma que em uma cerimônia da IKMA, em que lhe foi concedido o 8º Dan, Imi assegurou que o 9º e 10º seriam os próximos a virem. Desse modo, após a morte do fundador, o presidente da IKMA passou a utilizar o 10º Dan e o título de Grão-Mestre, pois este seria o desenrolar natural dos fatos [36]. Para oficializar esse procedimento, foi realizada uma eleição, dentro da própria IKMA, em que Haim Gidon foi declarado sucessor do Krav Maga.
É importante registrar que muitas críticas, por parte das demais organizações, são feitas em relação a essa sucessão da IKMA. Em primeiro lugar, a eleição realizada não representou todas as organizações de krav magá e, logo, não tem legitimidade frente a diversos praticantes em todo o mundo. Em segundo lugar, os críticos apontam que no vídeo utilizado pela IKMA para legitimar os 9º e 10º dan a Haim Gidon, ao contrário do que vem sendo dito, não há a afirmação de que o 9º e 10º Dan seriam concedidos ao mesmo. De fato, se percebe que um dos alunos presentes na cerimônia pergunta a Imi se o 8º Dan que estava sendo concedido a Haim Gidon era a maior graduação no krav magá naquele momento. Imi responde: "No momento é, mas o 9º e 10º Dan ainda virão", não havendo qualquer menção de que estes graus seriam ofertados a Haim Gidon.
A Escola Bukan de Krav Maga, com sede em Israel e presidida por Rotem Lichtenstein, afirma que Yaron Lichtenstein recebeu de Imi, no ano de 1994, o diploma de 9º Dan e Grão-Mestre em Krav Maga, embasados por diversos documentos assinados pelo fundador [37].
A Federação Sul Americana de Krav Magá - FSAKM, presidida por Kobi Lichtenstein, afirma que antes de seu falecimento, Imi não nomeou um sucessor [38].

[editar] Associações e escolas

Desde a morte de Imi Lichtenfeld, escolas e associações de krav magá tem sido abertas por todo o mundo. Até à sua morte, Imi foi Presidente da Israeli Krav Maga Association (IKMA), instituição criada por este em 1978, em conjunto com os seus melhores alunos, com o objetivo de servir de apoio, dar formação e divulgar o Krav Maga em Israel e no mundo.
Um pouco por todo o mundo existem associações e escolas, muitas delas fundadas por instrutores formados pela IKMA, estando ligadas ao método de ensino do próprio Imi Lichtenfeld, outras divergindo do Krav Maga original adaptando-o e alterando-o conforme as suas necessidades e realidades dos países onde se encontram.
Entre as de maior credibilidade encontram-se a Israeli Krav Maga Association, a International Krav Maga Federation (IKMF),a Gabi Noah International Krav Maga (IKM), a Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM), a Krav Maga Federation (KMF), a Federação Europeia de Krav Maga (FEKM), a Escola Bukan de Krav Maga (BUKAN), entre outras, instituições fundadas por ex-alunos de Imi e da IKMA, algumas desenvolvendo o seu krav magá partindo de um núcleo comum, os ensinamentos de Imi, mas adaptando-o conforme a capacidade e conhecimento dos seus líderes.
Na Europa mormente em Itália o IPP Krav Maga International Association do Mestre Alberto Merlo (cujo tendo formação em diversas artes marciais e defesa pessoal e a partir dos princípios básicos e avançados do Krav maga elaborou um sistema próprio de "melhoramento" segundo o seu ponto de vista, destacando-se do Krav Maga tradicional, nunca deixando de respeitar os ensinamentos do Gran Mestre Imi).

[editar] Graduação (faixas)

O sistema de graduação escolhido pelo fundador para o krav magá foi o de faixas coloridas criado por Mikonosuke Kawaishi, aluno de Jigoro Kano - criador do Judô.[39] Atualmente, o krav magá possui diversos sistemas de graduação e variações.

[editar] Sistema de faixas coloridas Kawaishi, adotado por Imi Lichtenfeld

Cor Nível
Judo white belt.PNG Faixa branca
Judo yellow belt.PNG Faixa amarela
Judo orange belt.PNG Faixa laranja
Judo green belt.PNG Faixa verde
Judo blue belt.PNG Faixa azul
Judo brown belt.PNG Faixa marrom
Judo black belt.PNG Faixa Preta 1º ao 5º Dan
Judo red white belt.png Faixa Vermelho-Branca 6º ao 8º Dan
Judo red belt.PNG Faixa Vermelha 9º e 10º dan

[editar] Sistema da Federação Sul-Americana de Krav Magá (FSAKM), com o tempo de permanência mínimo

Cor Nível Tempo
Judo white belt.PNG Faixa branca 6 meses
Judo yellow belt.PNG Faixa amarela 12 meses
Judo orange belt.PNG Faixa laranja 18 meses
Judo green belt.PNG Faixa verde 18 meses
Judo blue belt.PNG Faixa azul 24 meses
Judo brown belt.PNG Faixa marrom 24 meses
Black belt 1st dan.png Dan
Black belt 2nd dan.png Dan
Black belt 3rd dan.png Dan
Black belt 4th dan.png Dan
Black belt 5th dan.png Dan
Judo red white belt.png 6º ao 9º Dan
Judo red belt.PNG *10º Dan Caberia ao sucessor de Imi Lichtenfeld

[editar] Sistema da IKMF

Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Existe também o sistema de graduações utilizado pela IKMF-Portugal (representante da International Krav Maga Federation sediada em Israel e com o maior número de filiais pelo mundo inteiro). O responsável mundial pela IKMF é Eyal Yanilov[40], aluno directo e dos mais graduados de Imi, co-autor do único manual de Krav Maga publicado pelo fundador do sistema, Imi Lichtenfeld.
As graduações dividem-se por níveis:
  • P-1 a P-5;
  • G-1 a G-5;
  • Expert (equivale ao cinto negro) E-1 a E-5;
  • Master (3 níveis de master).

* IPP KRAV MAGA INTERNATIONAL ASSOCIATIO (IPPKMIA/PORTUGAL)
---- SISTEMA DE GRADUAÇÕES -----
Cor Nível
Judo white belt.PNG Faixa branca
Judo yellow belt.PNG Faixa amarela
Judo orange belt.PNG Faixa laranja
Judo green belt.PNG Faixa verde
Judo blue belt.PNG Faixa azul
Judo brown belt.PNG Faixa marrom
Judo black belt.PNG Faixa Preta 1º ao 8º Dan
Judo red white belt.png Faixa Vermelho-Branca 6º ao 8º Dan
Nota: Os mestres a partir do 6º Dan podem se quiserem usar o cinto vermelho e branco.
No IPPKMIA existem duas formas de progresso e graduação a) Praticante b) Instrutor
O praticante é aquele que pretende unicamente estudar, praticar e aprender IPP Krav Maga ou defesa pessoal em geral.
O instrutor, além de praticante/estudante, SEGUE A VIA DO ENSINO, COM O INTUITO DE CRIAR UMA CLASSE, ou..., do IPP Krav Maga e defesa pessoal, terá de faxer exame referente ao nível que pretende (e conforme o regulamento), de Instrutor, tendo em conta que a execução incorrecta das técnicas pode causar lesões a quem as pratica.
Por exemplo: O nível 1 Instrutor, terá de responder sempre ao cinto negro 1º Dan, nunca um cinto Laranja ou Castanho (marrom) poderá obter o título de instrutor.
Sistema de Classificação - Graduações
Praticante (Ranking Belt) Nivél 1 Básico Branco, Laranja, Amarelo. Nivél 1 Médio Verde, Azul, Castanho (marrom) Nivél 2 Avançado Preto 1º Dan - Preto 2º Dan - Preto 3º Dan - Preto 4º dan - Preto 5º Dan Mestre Preto 6º Dan - Preto 7º Dan - Preto 8º Dan
INSTRUTORES E MESTRES (Ranking Belt)
INSTRUTOR
NIVEL 1 (PRETO 1º DAN) - NIVÉL 2 (PRETO 2º DAN)
INSTRUTOR AVANÇADO
NIVEL 3 (PRETO 3º DAN) NIVÉL 4 (PRETO 4º DAN) NIVÉL 5 (PRETO 5º DAN)
MESTRE' NIVÉL 1 (PRETO 6º DAN) NIVÉL 2 (PRETO 7º DAN) NIVEL 3 (PRETO 8º DAN)

[editar] Organizações a abordar esta arte marcial em Portugal

  • Israeli Krav Maga Association - Portugal - Nomeada representante oficial em Portugal da Israeli Krav Maga Association, organização original do Krav Maga, criada em 1978 por Imi Lichtenfeld, e da qual fazem ou fizeram parte os líderes das maiores Instituições de Krav Maga Mundiais (IKMF, FEKM, KMF, FSAKM, etc.), sendo também a única comprovada e oficialmente reconhecida pelo Estado de Israel como entidade dedicada ao ensino e formação de Krav Maga.[41] Dirigida pelo Instrutor Vitor Martins, primeiro português a obter formação e certificação como Instrutor de Krav Maga em Israel, nomeado por Haim Gidon como representante do Israeli Krav Maga e da IKMA para Portugal.[42]
  • IKMF - Portugal - Representante oficial em Portugal da International Krav Maga Federation sediada em Netanya (Israel) e reconhecida pelo governo de Israel.[45] Liderado pelo primeiro instrutor de Krav Maga em Portugal, Pablo Balbi Caruso, esta instituição possui Instrutores formados pela IKMF-Israel na área civil, e os primeiros Instrutores Portugueses da IKMF formados em Israel nas àreas Militar e Policial (tendo formação com operacionais no ativo e instrutores com experiência no mundo inteiro).[46]
  • [IKM - Portugal] - Representante oficial em Portugal da 'Gabi Noah International Krav Maga' sediada em Netanya (Israel). A “Gabi Noah International Krav Maga” (IKM), aparece no final do ano de 2009, liderada pelo Mestre Gabi Noah, um dos alunos do criador do Krav Maga, Senhor Imi Lichtenfeld e um dos fundadores da “International Krav Maga Federation” (IKMF).[47] http://www.ikm-portugal.com
  • Escola Bukan de Krav Maga - Portugal - representada pelos instrutores Augusto Alves da Silva(Kiko), Alexandre Louro e Pedro Costa, conta com aproximadamente 300 alunos em Portugal. [48]

[editar] Organizações governamentais

Além de diversos civis ao redor do mundo, várias organizações governamentais utilizam o krav magá, dentre elas:

[editar] Krav magá na ficção

[editar] Filmes

  • Na preparação para seu personagem T-X em Terminator 3: Rise of the Machines, a atriz Kristanna Loken treinou Krav Maga, de acordo com comentários incluídos na edição especial do DVD do filme.
  • A personagem Slim, interpretada por Jennifer Lopez no filme Enough (Nunca Mais) aprendeu krav magá.
  • O personagem de Viggo Mortensen Tom Stall/Joey Cusack no filme A History of Violence é um ex-mafioso irlandês, conhecido por seus golpes mortais e lutas com movimentos que contém elementos do krav magá.

[editar] Televisão

  • Paris Geller e Doyle McMaster, da série Gilmore Girls, frequentam aulas de krav magá.
  • Sydney Bristow ,da série de TV Alias, é uma praticante de krav magá.
  • Tony Almeida, personagem da série 24 Horas, é um instrutor diplomado de krav magá.
  • Ziva David, na série de TV NCIS, pratica o que se presume ser (haja vista ela ser uma oficial do Mossad) Krav Maga.
  • Na série Lei e Ordem, episódio "Public Service Homicide," um produtor de TV contrata um instrutor de Krav Maga para treinar uma vítima de estupro para que pudesse se defender quando enfrentasse seu estuprador em um vôo.
  • A personagem Cynthia, interpretada por Tania Raymonde, usa o Krav Maga contra Reese em Malcolm in the Middle, no pátio de sua escola. Mais tarde, no final do mesmo episódio, ela usa o Krav Maga em Malcolm, dentro da sua casa.
  • Megan Reeves, da série de TV Numb3rs, é uma instrutora de krav magá no Y.
  • Jimmy Smith e Doug Anderson aprendem Krav Maga em Fight Quest, no 9º episódio da 1ª temporada.[49]
  • Krav Maga foi exibido no programa de TV Human Weapon, do History Channel.
  • O personagem Ted Mosby, na série de TV How I Met Your Mother, apanha de sua namorada quando ele termina o relacionamento, após a mesma ter tido várias aulas de Krav Maga; Ted estava receoso dela frequentar tais aulas, mas desconhecia o que era o Krav Maga até apanhar da namorada.
  • No programa de TV Archer, os agentes da ISIS são treinados em Krav Maga.[50]
  • Lisa Simpson, do desenho da TV Os Simpsons, usa o krav magá contra seu irmão Bart, no episódio "The Greatest Story Ever D’ohed" da 21ª temporada. No mesmo episódio, Bart também apanha de uma jovem israelense praticante de krav magá.

[editar] Jogos

  • Sam Fisher, no jogo Splinter Cell, da franquia de jogos Tom Clancy, é um praticante de Krav Maga. Isso consta em todos os 3 livros Splinter Cell.

[editar] Comic Books

Referências

  1. A craving for krav maga/ Israeli martial art wins armies of devotees in the United States. San Francisco Chronicle. Página visitada em 4-1-2010.
  2. a b "About Krav Maga" (1 de agosto de 2010).
  3. Tucker, Ken (12 de setembro de 2004). "Kick! Punch! Slap!". The New York Times. ISSN 0362-4331. Página visitada em 7-5-2009.
  4. "Founder of The Krav Maga fighting system" (1 de agosto de 2010).
  5. All change on the buses. BBC. Página visitada em 3-1-2010.
  6. Krav Maga, Time Out New York / edição 740 : 3-9 de dezembro de 2009
  7. Inside Israel. Black Belt Magazine. Página visitada em 31-12-2009.
  8. Choke! Gouge! Smash!. Time. Página visitada em 1-1-2010.
  9. J.Lo's fitness fad and Salma's 'sweaty' hobby. Daily Mail. Página visitada em 1-1-2010.
  10. Tough Enough? Try Krav Maga. Washington Post. Página visitada em 1-1-2010.
  11. Get your kicks with Israeli tricks. The Guardian. Página visitada em 1-1-2010.
  12. a b c Krav Maga of the Israeli Commandos. History Channel. Página visitada em 4-1-2010.
  13. Krav Maga teaches practical self-defense in tough workout. USA Today. Página visitada em 1-1-2010.
  14. J.Lo's fitness fad and Salma's 'sweaty' hobby. Daily Mail. Página visitada em 1-1-2010.
  15. Fight Club. Haaretz. Página visitada em 2-1-2010.
  16. Israeli self-defence system takes off in Britain. The Independent. Página visitada em 1-1-2010.
  17. Combative workouts: Krav Maga. Time Out. Página visitada em 1-1-2010.
  18. "Founder of The Krav Maga fighting system" (1 de agosto de 2010).
  19. Krav Maga Philippines. Página visitada em 3-3-2010.
  20. http://www.kami.org.il/new/history_eng.asp
  21. "Krav Maga teaches practical self-defense in tough workout", USA Today. Página visitada em 2010-01-01.
  22. International Krav Maga Federation
  23. South American Federation of Krav Maga: Master Kobi Retrieved on February 2, 2010.
  24. Krav Maga 2010: Imi Lichtenfeld centenary celebration and 20 years of Krav Maga in Brazil Retrieved on February 6, 2010.
  25. A Maior Aula De Defesa Pessoal Página visitada em 15 de Julho de 2010.
  26. Como funciona o krav maga http://esporte.hsw.uol.com.br/krav-maga.htm
  27. "J.Lo's fitness fad and Salma's 'sweaty' hobby", Daily Mail. Página visitada em 2010-01-01.
  28. "Israeli ex-commando teaches security forces worldwide how to 'protect'", Israel 21. Página visitada em 2010-01-01.
  29. "Fight Club", Haaretz. Página visitada em 2010-01-02.
  30. "Feeling a bit defensive . . .", The Times. Página visitada em 2010-01-02.
  31. "Feeling a bit defensive . . .", The Times. Página visitada em 2010-01-02.
  32. "Fight Club", Haaretz. Página visitada em 2010-01-02.
  33. "Krav Maga Philippines", Krav Maga. Página visitada em 2009-12-29.
  34. "Commando Krav Maga", Inside Kung Fu. Página visitada em 2009-12-29.
  35. "Tradimarking Krav Maga", USA DOJO.com. Página visitada em 2009-01-14.
  36. http://www.israelikrav.com/faq.htm#Who_is_Haim_Gidon
  37. http://www.kravmaga-bukan.com/port/pics_docs.php
  38. http://www.kravmaga.com.br/v2/mobile/pt/kravmaga_04.htm
  39. TUCHMAN, Jeffrey; MAYERS, George. Gênesis: A história do Krav-Magá. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009.
  40. http://www.krav-maga.com/global-team.html
  41. http://www.ikmportugal.com/nm_quemsomos.php?id=47
  42. http://www.ikmportugal.com/img_upload/doc.jpg
  43. http://www.kravmagaportugal.com/notaspresidente.html
  44. http://www.kravmagaportugal.com/Home/Docs/doc_fpkm.JPG
  45. http://www.ikmf-portugal.com
  46. http://www.krav-maga.com
  47. http://www.ikm-portugal.com/index.php?option=com_content&view=article&id=51&Itemid=58
  48. http://kravmaga-portugal.com
  49. http://www.mahalo.com/krav-maga
  50. http://www.mahalo.com/krav-maga