artes maciais viatinamitas

Viet vo dao

As artes marciais vietnamitas desenvolveram-se sobretudo num contexto de defesa aos ataques estrangeiros recebendo, simultaneamente, influências da ocupação estrangeira, sobretudo dos chineses. Ao longo de vários séculos com lutas civis, mudanças de dinastias, conquistas estrangeiras e guerrilhas variadas os mestres de artes marciais de origem vietnamita utilizaram os conhecimentos que possuíam das artes marciais chinesas e desenvolveram uma forma única e particular de arte marcial. Estas artes marciais eram utilizadas pelos reis vietnamitas no treino das suas tropas e na defesa nacional contra as invasões. As famílias de clãs e os templos budistas também cultivaram uma variedade de estilos para defesa pessoal em disputas nacionais.

Índice

[esconder]

[editar] Origem histórica

É difícil definir com precisão a data da formação das artes marciais vietnamitas. No fundo, nascem com a história do próprio país e do imperador Hung Vuong I. Este imperador funda a dinastia Hồng Bàng que dura de 2879 a 258 a.C. A origem da arte marcial vietnamita situar-se-á por aí, contendo, portanto, mais de quatro mil anos de existência. Teremos de ter em conta que o imperador Hung Vuong e a sua dinastia situam-se numa parte pré-histórica e mitológica da história do Vietname, sendo que a realidade é bastante difícil de discernir num tempo tão remoto. Por isso, em vários livros de história do Vietname esta dinastia não chega a ser sequer considerada.
Pinturas encontradas em cavernas no norte do Vietname descrevem cenas de luta com armas. Para além das cenas de luta com mãos vazias, há registos do uso de machados, pequenos sabres, lanças e paus longos e curtos.
O Vietname define-se oficialmente como país em 200 d.c. Apesar da problemática relação com a China, muita da cultura vietnamita assim como pensamento filosófico provém precisamente daí. Isso seria inevitável já que a China foi o grande pólo dinamizador cultural no extremo-oriente.

[editar] A criação do Viet Vo Dao

Desde o século 11 que existia uma academia de artes marciais na capital vietnamita Thang Long, hoje conhecida por Hanoi. Nessa altura o país encontrava-se entre a dinastia Ly (1010-1225) e a dinastia Tran (1225-1400). Em 1284, o general Tranhung Dao reúne todos os dirigentes das escolas de artes marciais vietnamitas para informá-los da ameaça de invasão dos mongóis e rogar-lhes que se unam. Como resultado desta junção, todas as técnicas puderam ser apresentadas e codificadas num todo homogéneo. A designação dada a estas homogeneização marcial era inicialmente Vo Thuat (a arte do combate de mãos) sendo mais tarde denominada Viet Vo Dao 越武道 ("o caminho vietnamita das artes marciais", sendo que outra interpretação possível é de "o caminho supremo das artes marciais" visto que viet 越, que deriva do nome "Vietname", significa "supremo"). A eficiência desta arte marcial conferiu ao Vietname a célebre vitória sobre os mongóis.
Quando o Vietname se separou em diversos estados, vários estilos marciais foram criados. Durante a rebelião de Tay Son (1771-1788), uma guerra civil entre vários estados, muitos conceitos marciais foram desenvolvidos. A pronvíncia de Binh Dinh, onde os rebeldes tinham as suas bases, é ainda hoje um espaço de reunião entre artes marciais.
Entre 1858 e 1884, o Vietname sofreu a colonização francesa. As artes marciais foram proibidas neste tempo mas desenvolveram-se secretamente.

[editar] As vertentes

Em 1938 Nguyen Loc cria uma escola de artes marciais onde ensinava Vo Thuat 武秫, termo que se refere às artes marciais vietnamitas de uma maneira genérica. Mais tarde desenvolve um estilo ao qual chama Vovinam. Muita da emergência de escolas de artes marciais vietnamitas desenvolve-se na sequência dos ensinamentos de Nguyen Loc. Outras, contudo, praticam os mais diversos estilos.
Até à data há registo de 72 escolas de Viet vo dao por todo o mundo. Fica aqui essa lista exaustiva:
1. Bach My Phai
2. Bach Ho Quyen
3. Chau Gia Duong Lang Nam Phai
4. Con Luan
5. Dai Bang Phai
6. Dau Vo Dai
7. Dong Viet Dao
8. Hac Ho Quyen
9. Han Bai
10. Hau Quyen Trung Dung Dao
11. He Phai
12. Hiep Khi Vo Dao
13. Hoa Long Vo Dao
14. Hong Gia
15. Huynh Long Phai
16. Kim Ke
17. Kim Long
18. La Han Quyen
19. La Son Phai
20. Long Ho Hoi
21. Long Qing Phai
22. Mei Hoa Quyen
23. Minh Long
24. Nam Hai Vo Dao
25. Nam Hong Son
26. Nam Phai Duong Lang
27. Nga My Phai
28. Nga My Son Phat Gia Quyen
29. Nom Tong
30. Qwan Ki Do
31. Sa Long Cuong
32. Tay Son Nhan
33. Thieu Lam
34. Thieu Lam Nam Phai
35. Tran Su Vo Viet
36. Trung Son Vo Dao
37. Truong Vo Thuat
38. Vat Lieu Doi
39. Viet Vo Dao
40. Viet Vu Dao
41. Vinh Xuan Quyen
42. Vo An Vinh
43. Vo Bac Ninh
44. Vo Binh Dinh
45. Vo Cuu Long
46. Vo Da
47. Vo Dao Vietnam
48. Vo Hoang Nam
49. Vo Lam
50. Vo Lam Son
51. Lam Son Vo Dao
52. Vo Nha Chua
53. Vo Nhat Nam
54. Vo Quang Binh
55. Vo Quang Nam
56. Vo Song Be
57. Vo Tan Kanh
58. Vo Tay Son
59. Tay Son Nhan
60. Vo Thanh Long
61. Vo That Son
62. Vo Thuat Y Quyen
63. That Son Than Vo Dao
64. Nga My Son Phat Gia Quyen
65. Vo Tong Hop
66. Vo Trung Hoa
67. Vo Dao Trung Hoa
68. Vo Duong Cay Lau
69. Vo Viet Nam
70. Vovinam
71. Vu Dao
72. Daí Diu Lam

Qwan ki do

O Qwan Ki Do é uma arte marcial de origem sinovietnamita, fundada em 1981 pelo grão mestre Pham Xuan Tong, um dos maiores peritos em artes marciais do mundo. Mestre Tong após 25 anos de estudos, elaborou a síntese dos mais celebres estilos das artes marciais chinesas e vietnamitas. Atualmente o Qwan Ki Do é desenvolvido em trinta países.
O Qwan Ki Do utiliza-se de diversas técnicas de torções, imobilizações, técnicas de chutes, projeções, defesa pessoal e o manejo de diversas armas tradicionais chinesas e vietnamitas, transmitindo a seus praticantes toda uma cultura e disciplina de uma autêntica arte marcial tradicional.